Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Livro 99x9 traduz nove meses de pandemia com arte

Regina Alonso é autora do livro, de zentangles e haicais. São cartões cheios de simbologia que revelam sentimentos da quarentena

Por: Da Redação  -  05/01/21  -  09:40
Livro 99x9 vem numa caixinha de acetato, e traz cartões com simbologia sobre os dias de quarentena
Livro 99x9 vem numa caixinha de acetato, e traz cartões com simbologia sobre os dias de quarentena   Foto: Divulgação

Se por um lado a pandemia nos privou de muitas coisas, de outro propiciou produções valiosas como a que nos apresenta a escritora Regina Alonso. Trata-se do livro 99x9, delicadamente embalado numa caixinha de acetato, e que traduz por meio de zentangles e haicais um pouco do que foram os noves meses de quarentena para a autora.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Durante nove meses, fiz 99 cartões quadrados com 9cm de lado, seguindo a proposta do zentangle. Deixei que a mão me levasse livre no papel, criando desenhos inesperados. Ao término de cada um, a liberdade para fazer um haicai, incentivada pela haijin e artista Satz Chai”, conta Regina.


No mesmo espaço, ela comenta que começou a desenhar a partir das sensações do cotidiano, noticiário na tevê e jornais impressos, além da observação em livros e internet de pinturas, aquarelas, sumi-ê (técnica ancestral de desenho monocromático com tinta nanquim), esculturas e, principalmente, gravuras japonesas antigas.


“Tudo isso fez surgir no imaginário o esboço do desenho, da pintura que imediatamente passava no pequeno quadrado. E a cada término, sempre um haicai”. A proposta inicial não era a confecção de um livro, “mas o fazer e o refletir despertados no distanciamento social, horas estendidas em casa” ensejaram a preciosidade.


“Ao final, veio a ideia de fazer os cartões numa caixa para que todos, nestes meses que se alongam, possam fazer suas evocações ao apreciarem as imagens e lerem os haicais”, explica Regina, cujo carimbo com o ideograma do seu nome também está impresso em cada cartão.


O resultado é um livro diferente, repleto de simbologia, que ainda envolve numerologia, religião e cabala. A obra 99x9 custa R$ 30 mais taxa de envio. Pedidos pelo e-mailorgone2011@gmail.com ou pelo Messenger do facebook


Logo A Tribuna