Fotógrafa de São Vicente emociona internautas ao ser premiada no 'Oscar da Fotografia'; VÍDEO

Nayara Andrade chorou ao receber a notícia de que havia conquistado o 3º lugar na categoria Retratos

Por: Bruno Almeida  -  04/12/21  -  09:15
Atualizado em 04/12/21 - 10:57
Com o resultado, fotógrafa chega à segunda vitória no Golden Lens
Com o resultado, fotógrafa chega à segunda vitória no Golden Lens   Foto: Nayara Andrade

Uma fotógrafa de São Vicente foi premiada no Golden Lens Awards, conhecido pelos profissionais da área como o "Oscar da Fotografia". Ao receber a notícia, Nayara Andrade, de 32 anos, se emocionou com o resultado, sua segunda conquista na premiação. O momento em que a fotógrafa começa a chorar foi registrado em vídeo e emocionou internautas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


As imagens mostram Nayara assistindo a uma televisão que transmite a premiação. Quando o nome dela é anunciado, a reação é chorar. À Reportagem, a fotógrafa contou nesta sexta-feira (3) que se surpreendeu com a vitória.


"Fiquei feliz porque ganhei, claro, mas eu não tinha pensado nisso o dia todo. Só tinha parado para ouvir aquela hora. Eu concorria com gente que expôs fotos até no Museu do Louvre, na França, então não esperava".



Retratos deram prêmio a fotógrafa de São Vicente
Retratos deram prêmio a fotógrafa de São Vicente   Foto: Nayara Andrade

Para alcançar o 3º lugar no Golden Lens deste ano, na categoria Retratos, Nayara teve de enfrentar um desafio que alterou completamente a maneira como ela trabalhava: a covid-19 cancelou casamentos e as fotos de noivos, que são as principais fontes para a arte da fotógrafa.


Ela afirma que, antes da pandemia, "passava os finais de semana em casamentos. É estranho estar longe de famílias que fotografava".


"Sem eventos, acabei virando um 'nada'. Entrei num dilema de querer saber quem eu sou. Deixei de ser fotógrafa e me descobri como artista. Fui forçada a fazer um estúdio menor, em casa mesmo, mas sem deixar de passar as emoções que eu passava com as fotos fora de estúdio", conta ela.


Além de Nayara, o concurso foi finalizado com outros dois brasileiros entre as primeiras colocações. Esta é a segunda vez que ela ganha o "Oscar da Fotografia". Em 2018, ela foi vencedora na categoria Fotografia Documental de Família.


Nayara venceu o terceiro lugar em premiação internacional
Nayara venceu o terceiro lugar em premiação internacional   Foto: Nayara Andrade

Trajetória
Apesar de ter uma família que se interessava por arte, Nayara não gostou do primeiro contato que teve com a fotografia. "Aos 19 anos, na faculdade, odiava as aulas de foto. Eu dava aula de música na hora que era para estar na classe", lembra.


Em pouco tempo, as aulas das quais ela não havia gostado, deram a oportunidade de Nayara trabalhar como fotógrafa em um navio de cruzeiro. "Em um mês, fiquei como destaque como retratista do navio. Eu tinha acabado de aprender a ligar a câmera". Nascida no bairro Jóquei Clube, em São Vicente, ela conta que vem de origem simples.


Casamentos são 'especialidade' da fotógrafa
Casamentos são 'especialidade' da fotógrafa   Foto: Nayara Andrade

Depois dessa experiência, resolveu investir na área. "Mas fui rejeitada em diversas empresas. É uma profissão muito masculina. "Fui contratada para um casamento por R$ 50 e o dono não gostou, disse que estraguei as fotos dos noivos. Disse que eu passaria fome com essa profissão. Ele era muito tradicional e o meu estilo era mais diferente", lembra.


Hoje, o estilo de Nayara faz sucesso. "Cada pessoa que fotografo é única. As fotos chamam atenção por isso, porque monto minha estrutura para o casal. Tento passar a emoção do momento em forma de arte. Tem técnica, tem composição, luz. Mas também tem muita emoção. Quero me atentar não apenas ao que é legal, mas sim ao que é eterno, atemporal. O olhar do noivo quando a noiva entra... isso vai ser lindo em 50 anos".


Após o sucesso no Golden Lens, Nayara afirma que tem mais sonhos profissionais. "Documentar famílias no Sertão Nordestino, que mostre sofrimento mas também o que possuem de alegria. Era para eu ter ido, mas adiei por conta da pandemia", completa.


Nascida em São Vicente, Nayara Andrade ganhou Oscar da Fotografia
Nascida em São Vicente, Nayara Andrade ganhou Oscar da Fotografia   Foto: Nayara Andrade

Oscar da Fotografia premiou fotógrafa com o terceiro lugar
Oscar da Fotografia premiou fotógrafa com o terceiro lugar   Foto: Nayara Andrade

Logo A Tribuna