Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Exposição do Clube Fotos Amigos de Santos mostra peculiaridades da cultura regional

A mostra pode ser vista no Centro de Compras Miramar, na Rua Epitácio Pessoa, 62, Boqueirão, até o próximo dia 31

Por: Beatriz Araujo & Colaboradora &  -  17/01/21  -  11:55
Vida simples dos caiçaras em imagens
Vida simples dos caiçaras em imagens   Foto: Beatriz Groschopf/Divulgação

A cultura caiçara está presente na vida de muitos moradores da Baixada Santista. Porém, há peculiaridades ainda não reconhecidas por pessoas da própria região. E foi em busca da valorização deste modo de vida simples, que vai além da ideia de apenas morar no Litoral, que o Clube Foto Amigos de Santos criou uma exposição fotográfica sobre o tema.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A mostra pode ser vista no Centro de Compras Miramar, na Rua Epitácio Pessoa, 62, Boqueirão, até o próximo dia 31.


A exposição Vida Caiçara conta com 38 fotografias, em tamanho 30x45 cm, captadas por meio de câmeras profissionais, aparelhos celulares e, até mesmo, drones.


Fragmentos


Os olhares por trás das imagens são de 15 associados do Clube, que registraram fragmentos do estilo de vida caiçara em Santos, Itanhaém, Guarujá e Bertioga. “O público vai encontrar uma visão sobre o caiçara que não é aquela que está sendo perpetuada. A ideia da exposição é mostrar que o caiçara tem um modo de vida e cultura próprios”, ressalta o diretor de Fotografia do Clube Foto Amigos de Santos, Flávio Sotto, que também possui fotografias de sua autoria na exposição. “Uma delas foi feita durante o trajeto até a Ilha Diana, em Santos. Para mim é um registro bastante peculiar de como vivem os caiçaras. Suas vidas realmente são dependentes daquilo que o mar lhes dá”.


A curadoria do Vida Caiçarafoi feita por Leon Santos, fotógrafo da região que analisou mais de 150 fotos para escolher as que estão expostas ao público.


Cada fotógrafo, aliás, tem a liberdade de comercializar suas imagens e aceitar encomendas. Quanto aos valores, variam conforme o tamanho e tipo de obra.


O Clube


O Clube Foto Amigos de Santos tem 52 anos de tradição na região. Atualmente sediado na Rua Carlos Gomes, 278 altos, Marapé, o grupo é composto por 30 associados – entre fotógrafos profissionais e amadores.


O grupo promove cursos de fotografia, workshops, palestras e passeios fotográficos. Além disso, exposições são organizadas com frequência.


“No Clube Foto Amigos de Santos nós sempre aprendemos com os amigos, que contam histórias sobre a fotografia em suas vidas e compartilham experiências”, ressalta a diretora do Clube, Beatriz Groschopf Muniz.


Primeira mulher


Beatriz Groschopf Muniz,de 24 anos, é a primeira mulher a assumir a presidência do tradicional Clube Foto Amigos de Santos.


“Esse é um passo muitoimportante para mim.É uma honra conquistar a presidência de um clube
com tanta história, levando uma visão feminina às novas decisões.Estou muito feliz e espero deixar um bom legado”, ressalta Beatriz, que assumiu o cargo neste mês para presidente do Clube, que se aprofundou na área no ano passado, a fotografia é a arte de eternizar os momentos da vida.


Para participar do Clube ou realizar um curso na unidade, basta entrar em contato por meio do telefone (13) 9966-3396. Novidades podem ser acompanhadas pelo Instagram (@ClubeFotoAmigos) e Facebook (facebook.com/clubefotoamigos).


Logo A Tribuna