Estudantes de Universidade de Santos ensinam crianças sobre arquitetura em ebook lúdico

Ação faz parte da Semana Mundial do Brincar, atentando à necessidade de envolvimento dos pequenos em atividades lúdicas

Por: ATribuna.com.br  -  19/05/21  -  11:40
   Pais e filhos poderão acessar o ebook pelas redes sociais
Pais e filhos poderão acessar o ebook pelas redes sociais   Foto: Reprodução

Uma semana para fazer aquilo que as crianças mais gostam: brincar. Essa é a proposta da Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 22 e 30 de maio, com o tema “Casinhas das Infâncias". Organizada pela Aliança pela Infância, a iniciativa visa estimular o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Pensando neste tema, futuros profissionais que fazem parte do Escritório Modelo de Arquitetura, Urbanismo e Design (Emaud), do Centro Universitário São Judas campus Unimonte, em Santos, criaram um e-book para estimular dinâmicas que envolvam atividades para o divertimento dos pequenos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Chamado Casinhas de Brincar, o ebook conta a história de um grupo de crianças que se aventura em conhecer os diferentes tipos de edificações que compõem as nossas cidades. Eles exploram universos escondidos em sobrados, apartamentos, chalés, ocas, tocas, iglus e palafitas. O livro vai ser lançado dia 22, às 19h, em uma live no YouTube (https://youtube.com/c/NEPAVUnimonte). O ebook estará disponível para download no Instagram @casinhasdebrincar.


Em outro capítulo, a obra estimula os pequenos a pensarem nas divisões de uma moradia, pensar nas funcionalidades de cada compartimento, como a cozinha, a sala, o quarto. Nessas atividades lúdicas, os pequenos são estimulados a a construir uma pequena habitação. Eles também aprendem a fazer uma massinha que pode ser usada na obra, além de outras atividades lúdicas, como brincar com as sombras produzidas por uma lanterna.


Nessa aventura, ainda farão um tour lúdico pela história das habitações, desde a Pré-História, entendendo as mudanças no modo de vida das sociedades ao longo do tempo que foram gerando a vida em ajuntamentos. Essa evolução segue até a atualidade das habitações. “Pensamos em atividades lúdicas que podem estimular as crianças a terem um outro olhar para dentro de casa. Ainda mais em tempos como o atual, em que estão todos olhando diferente para dentro de casa, por causa da pandemia”, explica Camila Garcia, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo que coordenou o trabalho.


O trabalho é resultado de um esforço coletivo de alunos que fazem parte do Emaud, grupo de estudantes que integram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Design e Cinema da São Judas. Para Gustavo Simplício, aluno de Design, uma das coisas mais estimulantes durante a produção do material foi o fato de saber que algo real sairia ao fim do projeto. “Não no sentido de simplesmente existir, mas sim no o que ele poderia vir a ser para diversas crianças e até mesmo para os adultos ao redor delas. Pensar em um material capaz de incentivar a leitura, a criatividade, a solução de problemas e o brincar livre, é uma tarefa estimulante por si só. Querendo ou não, acaba despertando nossa criança interior. E uma vez que isso acontece, não tem mais como não se envolver e se inspirar”.


Logo A Tribuna