Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Escritores e tradutores santistas participam de feira literária no Peru

Ademir Demarchi e Alessandro Atanes falam de seus trabalhos na Feira de Huánuco

Por: Egle Cisterna  -  02/02/21  -  09:50
Alessandro Atanes traduziu poemas peruanos por conta própria
Alessandro Atanes traduziu poemas peruanos por conta própria   Foto: Arquivo Pessoal

Santos está representada na Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade de Huánuco, no Peru, com dois convidados que abordam a importância da literatura peruana para a América Latina. São os escritores e tradutores Ademir Demarchi e Alessandro Atanes. O evento faz homenagem ao Brasil.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nesta quarta-feira (3), às 18 horas (horário de Brasília), o jornalista e ensaísta Alessandro Atanes faz sua participação ao vivo pela página do Facebook do evento. Ele apresenta m pouco do trabalho de tradução da poesia peruana que vem realizando. “Em 2010, numa viagem ao Peru, fiquei encantado com a quantidade de livros legais que vi por lá e que eram desconhecidos por aqui. Comecei a fazer a tradução e publicar de forma artesanal”, conta ele.


A participação de Atanes na FIL, que terá leitura dos poemas em português “para que o público de lá sinta o ritmo do idioma”, é intermediada pelos poetas peruanos Óscar Limache e Samuel Cárdich, autores que ele traduziu. De Limache, Atanes passou para o português Voo de identidade e Espinhos do porco-espinho, pela editora artesanal Sereia Ca(n)tadora; já de Cárdich, ganhou versão bilingue o poemário Alvo de Hospital, publicado no Peru pela editora Condorpasa.


O poeta e escritor Ademir Demarchi, radicado em Santos, também participou da FIL, na última sexta-feira, onde dividiu o espaço on-line com Limache, com o tema Autores peruanos traduzidos no Brasil. O poeta peruano é o idealizador do projeto Tabatinga, de Tradução Literária, tendo traduzido e publicado no Peru poemas de brasileiros, como Mario Quintana, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Ademir Demarchi, entre outros.


Logo A Tribuna