Escritora santista Viviane Pereira lança o romance "Trono do Mundo"

Autora utiliza lendas e mitos celtas na obra classificada como young adult

Por: Da Redação  -  06/11/18  -  15:38
  Foto: Divulgação

Prestes a completar 18 anos, Brígida fará uma viagem que mudará sua história para sempre. Em Hy Brazil, uma misteriosa ilha que surge das brumas a cada sete anos, a garota, até então sem grandes expectativas em relação à vida, vai enfim se encontrar. O enredo faz parte do primeiro volume da saga de fantasia Trono do Mundo, Correr com as Lebres e Caçar com os Cães, da escritora e jornalista santista Viviane Pereira.


Apesar de lendária, a ilha localizada próxima à Irlanda de fato consta de alguns mapas antigos – o primeiro registro, acredita-se, está numa carta náutica do genovês Angelinno Dalorto, de 1325. “Ela é a minha Macondo”, brinca a autora, em referência ao povoado eternizado pelo colombiano Gabriel García Márquez em Cem Anos de Solidão, clássico do realismo fantástico.


Não por acaso, a história tem alusões a várias lendas e mitos celtas. “A protagonista, uma garota órfã, vai morar na Irlanda com a avó. É ela, enquanto descendente dos moradores do local, quem a leva para Hy Brazil”, explica.


Os habitantes do lugar são semideuses, os bresianos – eles têm como antepassado Bres, o primeiro morador da até então idílica ilha, ameaçada pela chegada dos humanos. À parte toda a fantasia que permeia diversas passagens, o livro aborda o conceito de igualdade, e questiona a ideia de modelo de perfeição.


“Um dos motivos para os humanos terem provocado caos na ilha foi questionar o herdeiro que iria assumir o trono, por conta de preconceito”, diz a escritora, que, com a obra, estreia no romance – o primeiro de uma saga prevista, inicialmente, para ter três volumes. “Eu já queria fazer algo maior, de mais fôlego. Mas a ideia surgiu de forma espontânea mesmo, não foi nada preconcebido”.


Saga


O enredo da ilha imaginária dá margem a muitas histórias, tanto que Viviane não descarta a hipótese de estender a trama para seis livros. “Já comecei o segundo e tenho tudo na minha cabeça”. A obra é publicado como e-book pela Amazon. Os leitores que quiserem baixar a obra gratuitamente podem acessá-la a partir de hoje.


A santista diz que o livro se encaixa na categoria young adult (jovem adulto), que abrange um público no final da adolescência para o início da vida adulta. “Esse perfil é muito familiarizado com a internet, por isso optei por lançar no formato e-book”. A escritora garante, no entanto, que a história pode agradar pessoas de diferentes idades. “Leitores mais experientes, que gostem desse aspecto de fantasia e mágica, vão gostar”.


Lendas


A saga ambientada em Hy Brazil ganhou um site específico. “Como esse leitor gosta de interagir, criei esse espaço para que as pessoas também criem lendas ligadas à história”, explica a autora. Aqueles que comentarem sobre a obra no site da Amazon receberão uma carta-convite para contribuir com sugestões.


Uma obra anterior de Viviane Pereira, Confissões de uma Louca de Amor, ficção curta e bem-humorada, virou peça teatral com a atriz Lena Roque – Louca de Amor, uma quase surtada. A escritora, integrante da Academia Santista de Letras (ASL), acha que o novo livro tem uma característica mais cinematográfica. “Tem passagens que eu sonhei como uma cena. Adoraria ver a história na telona”.


Logo A Tribuna