Escritor de São Vicente relata, em livro, o fracasso que virou sucesso

'Notas de um Restaurante' relata a experiência de Leandro Marçal ao tentar abrir comércio com amigos

Por: Giovanna Corerato  -  27/07/22  -  09:18
Além de Notas de um Restaurante, o autor possui outros dois livros publicados
Além de Notas de um Restaurante, o autor possui outros dois livros publicados   Foto: Reprodução

“Se você não atinge o sucesso pleno, a culpa é sua. Se você não é feliz, a culpa é sua, eles dizem”. Foi divergindo desse pensamento que o jornalista e escritor Leandro Marçal decidiu reunir, em palavras, sua experiência fracassada de abrir um restaurante de comida japonesa em sociedade com dois amigos, em 2018, e lançar o livro Notas de um Restaurante.


Quando o escritor, de 31 anos, abriu um restaurante de comida japonesa, não imaginava que tudo fosse dar tão errado. E essa história de perdas, quedas, crises e desencantos virou livro. Notas de um Restaurante conta em 11 ensaios autobiográficos os antecedentes e as consequências de um episódio que mudou a sua vida.


O mais comum é ouvir as pessoas contando histórias de sucesso, não? Mas, para o escritor, que teve prejuízos financeiros e psicológicos em 2018, não havia outra maneira de sair bem da situação, senão transformando o desacerto em literatura. “Demorei anos pra sair do lugar, pra minha vida voltar a andar. Transformei isso em literatura, porque não tinha como ser diferente”.


Flashes
Ele explica que a obra não é contada de forma cronológica. “Dá para dizer até que essa mexida na memória vem em flashes, como uma ressaca depois de um dia de bebedeira, em que a gente vai relembrando o que fez na noite anterior aos poucos para só após tomar muita água ir montando todo o cenário”.


Ao longo do livro, Marçal mostra a queda fazendo uma reflexão sobre valores como a amizade, os planos, as perspectivas, as frustrações e o reconhecimento de erros passados e da nossa própria ingenuidade em momentos de confiança excessiva no outro. Também há questões de saúde mental e de como as condições econômicas interferem diretamente em nossas vidas.


"Positividade tóxica"
Para Marçal, existe hoje uma cultura de “positividade tóxica”, capitaneada por muitos “gurus”, coaches e outros tipos de profissionais que vendem o sucesso na vida como uma fórmula pronta.


“Na vida em geral, mas principalmente nas redes, é muito raro ver alguém reconhecendo os próprios erros ou a própria ignorância. No máximo, pede-se desculpas para não se perder dinheiro”, explicita o autor. “A literatura, a cultura e a arte são o oposto disso, não trazem respostas prontas, mas deixam brechas para a gente refletir e transformar a realidade ao nosso redor”, completa Marçal.


Autor
“Eu nem decidi ser escritor, foi algo que aconteceu de modo natural”. Desde cedo, Marçal foi muito voltado aos textos, tanto a criar quanto a ler. “No próprio livro, conto um pouco sobre um momento em que, lá por meados de 2017, comecei a fazer cursos de literatura e escrita criativa. Foi como se um monte de coisas passasse a fazer sentido pra mim. O meu lado criativo passou a fazer sentido quando me encontrei na literatura”.


Além de Notas de um Restaurante, o autor possui outros dois livros publicados: De Letra, o primeiro de uma antologia de crônicas de futebol; e o segundo foi o romance No Caminho do Nada, que conta a trajetória de um protagonista em permanente busca de identidade no mundo contemporâneo.


Publicado de forma independente, Notas de um Restaurante custa R$ 40,00 já com frete e dedicatória do autor. “Essa história vai me atravessar pelo resto da vida e eu precisava participar da construção do livro em todas as etapas, por isso contei apenas com a ajuda muito valiosa de amigos da literatura. Agora, é a hora do livro ir pra rua, pra mão dos leitores”, comenta.


A pré-venda pode ser feita através da internet. Lá, estão as informações sobre sinopse, compra e entrega dos exemplares.


Logo A Tribuna
Newsletter