Diogo Nogueira saúda o verão com hits em novo DVD

O músico presta um tributo à estação mais quente do ano, com as praias de pano de fundo e o samba para embalar seu público

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  27/01/21  -  12:50
Atualizado em 27/01/21 - 13:13
Diogo Nogueira saúda o verão com hits em novo DVD
Diogo Nogueira saúda o verão com hits em novo DVD   Foto: Divulgação

Com a cidade do Rio de Janeiro como cenário, o músico Diogo Nogueira presta um tributo à estação mais quente do ano, com as praias de pano de fundo e o samba para embalar seu público. É o DVD Samba de Verão, dividido em três partes, que acaba de ser lançado. O primeiro fragmento desta trilogia é uma homenagem ao astro rei, com o álbum Sol.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“A gente estava preparando um repertório para gravar um DVD, depois de Alma Brasileira, que já havia sido gravado há cinco anos, estava no momento de um audiovisual. Juntei composições minhas, músicas de sucesso. Mas veio a pandemia e tivemos que parar tudo”, conta Nogueira, em entrevista para A Tribuna, que no período de isolamento começou a fazer lives.


E foi justamente esse formato que deu um caminho para a gravação de um DVD sem público. “Já tínhamos 80% do material pronto para gravar e as ideias foram surgindo. Primeiro, iríamos gravar em casa, depois em uma ilha em Angra dos Reis (RJ), mas aí veio a oportunidade de fazer em uma marina, com o visual do Rio de Janeiro ao fundo, numa homenagem ao verão”.


As gravações aconteceram em novembro do ano passado, em uma balsa no mar da Baía da Guanabara, numa Marina em Niterói, com a paisagem carioca e a silhueta das montanhas da cidade. Todo o projeto foi gravado em um único dia, sendo o álbum Sol, do início da tarde até o pôr do sol; Céu pegando o final da tarde e início da noite, e o álbum Lua gravado na parte da noite.


Homenagens


Diogo planejou homenagear o grupo Fundo de Quintal (que participa do trabalho), mas a morte de Beth Carvalho durante o processo de preparação do DVD, em abril de 2019, fez com que ele também fizesse uma reverência à sambista. “Ela foi muito importante na minha carreira. Não tinha como não registrar isso”. Para tanto, ele fez uma versão do clássico Andança, música que lançou a cantora, que promete ser um dos momentos mais emocionantes de Sol. O DVD traz ainda um dos últimos registros de Ubirany, do Fundo de Quintal, falecido em dezembro, aos 80 anos, vítima de covid-19.


O álbum tem outras sete faixas, onde Diogo é acompanhado por uma big band com 15 músicos, que executa músicas inéditas, algumas de autoria de Diogo, como Bota pra Tocar Tim Maia, e sucessos das décadas de 80 e 90. Dando espaço para jovens talentos, Sol conta com a participação de cinco partideiros da nova geração do samba (Juninho Thybau, Gabrielzinho do Irajá, Mosquito, Mingo e Baiaco) nas faixas Pretas, Brancas e Morenas, É Lenha e Amor Verde e Rosa.


Próximos álbuns


Em fevereiro, o álbum Céu vem com inéditas e sambas antológicos, com participação especial de Zeca Pagodinho, cantando a primeira música que compôs e foi gravada pelo Fundo de Quintal, chamada Amarguras. E, em março, o lançamento do álbum Lua completa a trilogia, “para fechar o verão”, como gosta de destacar o artista.


O vídeo de Samba de Verão – Sol está no canal de Diogo no YouTube (diogo.no/youtube) e o álbum, disponível em todas as plataformas de streaming de áudio.


Logo A Tribuna
Newsletter