De Série em Série: Os Melhores do Globo de Ouro

Premiação coroou as principais séries do ano, e fez jus à opinião popular

Por: Beatriz Viana  -  06/03/21  -  14:45
O Gambito da Rainha foi a Melhor Série Limitada ou Filme para TV desta temporada
O Gambito da Rainha foi a Melhor Série Limitada ou Filme para TV desta temporada   Foto: Divulgação

Em sua 78ª edição, o Globo de Ouro coroou as principais séries do ano e fez jus à opinião popular. Durante o período de provável maior consumo de streaming na história das plataformas, a premiação foi assertiva em suas escolhas para as melhores obras e atores do ano. Confira quais foram as séries vencedoras e saiba mais sobre elas:


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


The Crown


A intensa trama sobre a Família Real Britânica, que já está em seu quarto ano, continua arrematando todos os prêmios possíveis. Fortalecendo o monopólio Netflix nas premiações televisivas, The Crown levou quase todos os prêmios nas categorias de série dramática, com exceção de Melhor Ator Coadjuvante.
Nesta temporada, a série retrata o relacionamento conturbado entre o Príncipe Charles e a Princesa Diana. Ambos os atores escalados para interpretá-los, Josh O’Connor e Emma Corrin, levaram as estatuetas de Melhor Ator e Atriz. Outro destaque foi para Gillian Anderson, que levou como Melhor Atriz Coadjuvante pela exímia interpretação de Margaret Thatcher. 


Como de costume, a série busca retratos fiéis em sua reconstrução de personagens. Mesmo reafirmando a toda temporada que não se trata de uma série biográfica, mas sim de ficção, sua interpretação de vários acontecimentos históricos e personagens ativos na política britânica é digna de todas as coroações.


O Gambito da Rainha


Não teve para ninguém: O Gambito da Rainha foi a Melhor Série Limitada ou Filme para TV desta temporada. Com apenas oito episódios, a trama curiosa acompanha a jornada de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy, também premiada Melhor Atriz em Série Limitada), uma órfã que descobre sua aptidão para o xadrez e tem um sucesso astronômico no esporte. Favorita dos brasileiros, a série ficou no Top 10 da Netflix por semanas e quebrou recordes de audiência pelo mundo, além de aumentar a busca pelo termo “xadrez” no Google.


Schitt’s Creek


Imagine comprar uma cidade “de brincadeira” e acabar tendo que se mudar para ela após declarar falência. Essa é a premissa de Schitt’s Creek, consagrada a Melhor Série de Comédia ou Musical do ano em sua quinta temporada. O reconhecimento tardio da série começou no Emmy 2020: surpreendendo o público, a série conquistou sete troféus consecutivos. Catherine O’Hara também levou para a série o prêmio de Melhor Atriz em Série – Musical ou Comédia.
Ted Lasso
Outra comédia que se deu bem foi Ted Lasso, estrelada por Jason Sudeikis, que levou o prêmio como Melhor Ator em Série – Musical ou Comédia. O programa conta a trajetória de um técnico de futebol americano que é convidado para dirigir um pequeno time londrino na Premier League, mesmo sem conhecer as regras do esporte. Curiosamente, o personagem (criado pelo próprio Sudeikis) foi feito para promover a Premier League no NBC Sports e dar mais visibilidade ao esporte nos EUA.


I Know This Much Is True


Grande produção da HBO, o drama de dois irmãos gêmeos quarentões, ambos interpretados pelo brilhante Mark Ruffalo, retrata a miséria humana e os fardos da relação entre irmãos. Conforme sua dupla atuação genial, Ruffalo levou como Melhor Ator em Série Limitada ou Filme para TV.


Small Axe


A antologia sobre a luta por direitos dos imigrantes na Inglaterra possui temática racial forte e tem sido exaltada na temporada. Com apenas cinco episódios, a trama retrata diferentes personagens em meio ao contexto político hostil instaurado entre as décadas de 1960 e 1980 no Reino Unido. John Boyega levou como Melhor Ator Coadjuvante em Série, em uma interpretação realista que exalta sua própria trajetória crítica como manifestante contra o racismo em Hollywood.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter