Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

De Série em Série: Miá descomplica a ciência com humor em 'Posso Explicar'

Programa na National Geographic é o primeiro late night show científico do Brasil, apresentado pela atriz Miá Mello

Por: Bia Viana  -  13/03/21  -  13:00
Programa tem, também, o professor e cientista Allan Rodrigues e convidados
Programa tem, também, o professor e cientista Allan Rodrigues e convidados   Foto: Divulgação

Quem lembra dos experimentos malucos e divertidos de O Mundo de Beakman? No novo programa da National Geographic, as dinâmicas de “ciência maluca” estão de volta – desta vez, em um programa para adultos.Posso Explicar é o primeiro late night show científico do Brasil. Apresentado por Miá Mello, o programa investe em uma abordagem descontraída sobre ciência e tecnologia, um projeto ambicioso para o momento de forte negacionismo que vivemos no País.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Com ajuda do professor e cientista Allan Rodrigues e a participação de convidados, Miá conduz jogos, experimentos científicos e compartilha informações científicas com uma narrativa bem-humorada e acessível. Além de arrancar boas risadas, o programa também desperta a curiosidade ao abordar temas interessantes, como os avanços das impressões 3D na Medicina e dicas de como sobreviver em um ambiente com radioatividade. Os quadros trazem informações inusitadas sobre tecnologia, como a história de fazendas na Rússia que utilizam óculos de realidade virtual em vacas para reduzir a ansiedade dos animais com paisagens de pastos.


Miá recebe em seu sofá o amigo Fábio Porchat, Sabrina Sato, Felipe Castanhari, Rita Von Hunty, Rita Lobo, entre outros. As dinâmicas descomplicam a linguagem científica e entretêm, envolvendo os famosos em experimentos divertidos que relacionam Química e Física. Explicam, por exemplo, o funcionamento de fenômenos naturais, como condensação, pressão atmosférica e eletrostática. Os momentos de bate-papo também contam com o apoio de Edson, o assistente virtual de Miá, que arranca alívios cômicos no meio de cada conversa.


Ao todo, serão 16 episódios de 30 minutos na primeira temporada. Miá Mello se torna a primeira mulher a apresentar um talk show científico na América Latina, e mostrou-se uma escolha assertiva para a função, conduzindo o programa com autenticidade e carisma que fazem falta em meio a tantos roteiros prontos na televisão atual.


Posso Explicar estreia no National Geographic dia 24, às 21 horas, com episódio duplo. A partir disso, será lançado um episódio inédito por semana. O público poderá acompanhar os programas no canal do National Geographic Brasil no YouTube, após a exibição ao vivo.


Logo A Tribuna