Cantora de Cubatão é salva pelo amor à música e lança livro

Patrícia Nóbrega teve uma doença na laringe que a impede de cantar, e lança agora livro com técnicas vocais que a ajudaram

Por: Beatriz Viana  -  03/03/21  -  11:52
Patrícia mostra vocalises para as crianças no livro
Patrícia mostra vocalises para as crianças no livro   Foto: Arquivo pessoal

Uma história de superação motivada pelo amor à música. Realizando um projeto literário lúdico inédito, que oferece sugestões de vocalises (técnicas vocais) para crianças e adolescentes, a cantora cubatense Patricia Nobrega lança seu primeiro livro, Vocalises Criativos, nesta sexta-feira(5), às 15 horas. O lançamento acontece durante o festival Gran Finale, que aproxima profissionais da música com uma programação repleta de especialistas em coral, com transmissão pelo YouTube.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Patricia começou a estudar música aos 8 anos, com ênfase no canto e violão. Depois, fez licenciatura com habilitação em canto. “Queria música para a minha vida. Fui profissional da voz por mais de 20 anos, como cantora. Fui backing vocal d'Os Mutantes, gravei jingles, trabalhei em cruzeiros na Europa e no Brasil, dei aulas de coral”.


Porém, seu sonho foi interrompido de repente. Em 2019, aos 41 anos, Patricia foi diagnosticada com distonia espasmódica, uma doença focal na laringe que a impede de cantar. “Eu tive que suportar coisas muito ruins, várias desilusões. Comecei a sentir minha voz mudar: rouquidão, tremedeira, gagueira, dor na laringe. Eu não sabia o que era. Foram três anos para descobrir o diagnóstico”. 


Com isso, não conseguia cantar e mal falava. “Depois de estudar muito, achei um mecanismo para conseguir me comunicar melhor. Com essa doença, a pessoa perde totalmente a comunicação. Eu falo bem com muito esforço, com o cérebro ligado 24 horas”. 


Ao desenvolver as próprias técnicas de vocalises, acabou iniciando o projeto do livro, fruto de muita dedicação. “Agradecia a Deus por virem tantas inspirações. Acordava à noite, escrevia mais e mais. Mandei esse livro para umas dez editoras, mas a que me escolheu foi a melhor. Foi um sonho, porque é uma editora que só trabalha com livros de corais”. Publicado pela editora Procoral, esse é o terceiro livro lançado.


Além da estreia como escritora, Patricia continua dando aulas, munida de seu violão e um senso enorme de gratidão. “Em alguns momentos de muita paz e felicidade com as crianças, ensinando, até consigo tirar som (cantar). Aprendi a ser grata. Eu não posso cantar, mas eu pude terminar um livro.” 


Vocalises Criativos será lançado on-line às 15 horas de sexta-feira. A obra já está em pré-venda no site da editora.


Logo A Tribuna
Newsletter