A rabeca para as crianças, pela arte de um violinista de Santos

O músico Robson Peres segue em uma nova aventura: a Literatura Infantojuvenil

Por: Beatriz Viana  -  09/02/21  -  11:43
Robson se apaixonou pela rabeca ao participar em um grupo de música contemporânea caiçara
Robson se apaixonou pela rabeca ao participar em um grupo de música contemporânea caiçara   Foto: Arquivo Pessoal

Conhecido por encantar as ruas de Santos com sua música, o violinista Robson Peres segue em uma nova aventura: a Literatura Infantojuvenil. Peres publicou seu segundo livro, Ari Copertino e a Rabeca Voadora, que marca sua estreia na ficção.
A obra já estava pronta há três anos, mas Robson optou por publicar agora, com a conclusão de sua faculdade de música. “Me senti inspirado em relatar um pouco desse instrumento tão lindo e tão pouco conhecido”, diz o autor sobre a rabeca do título.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Robson se apaixonou pela rabeca durante participação em um grupo de música contemporânea caiçara. “Eu tocava viola erudita e conheci um rabequeiro. Acabei gostando muito de sua originalidade”.


No livro, Ari vive em uma comunidade fictícia chamada Março Novo, no Litoral Paulista. Segundo Robson, ela é um retrato autêntico das comunidades caiçaras. O protagonista sofre uma mudança de vida após ganhar uma rabeca de presente, que transforma sua rotina de forma mágica.


Para o autor, a literatura e a música são boas formas de trazer encanto para a vida real. “A literatura tem um papel fundamental e imprescindível na educação e formação de caráter de um ser humano. Eu vendi muitos livros nesta pandemia e muita gente relata que a leitura se tornou uma prática mais presente para relaxar e aprender um pouco mais”, revela.
A união desses dois formatos está tanto na narrativa da obra quanto em três músicas infantis derivadas do livro, que estão sendo gravadas e devem ser lançadas em breve. O livro é distribuído pela All Print Editora e já está disponível nas principais lojas digitais por R$ 20,00.


Projetos futuros


O terceiro livro de Robson, ainda sem título, deve ser publicado até o fim do ano. Segundo o autor, o próximo lançamento contará a história da orquestra, utilizando animais para ilustrar instrumentos de corda.
Para ampliar seus conhecimentos, o artista inicia o conservatório na Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva, em Cubatão, onde estudará regência para se tornar maestro.


Logo A Tribuna