Todo mundo sabe como é bom chegar em casa, depois de um longo dia, e encontrar o lar limpo, arrumado e aconchegante, não é mesmo? Manter os ambientes em ordem pode ser um desafio para quem se perde na hora da organização. Por isso, separamos algumas dicas para você ter uma casa com mais fluidez e superconfortável.
“Para mantermos a casa arrumada, temos que organizar tudo que chega e tudo que fica, porque tralha não se organiza”, explica a personal organizer Margarete Bernal. Ela afirma que a primeira regra para manter o lar em ordem é ser como um porteiro com a coisas que se tem.
É importante lembrar que a ordem e a limpeza andam de mãos dadas. Por isso, raramente encontramos poeira, bactérias e sujeira em um ambiente bem organizado. Margarete explica que possuímos a cultura de que precisamos ter muitas coisas e armazená-las para ser feliz, o que não é verdade. “O excesso leva à bagunça. Se eu tenho uma sapateira para 20 sapatos, eu não posso guardar 50 pares de calçado, não vai caber”.
A maioria das pessoas que procuram Margarete se queixa de que a casa é pequena. “Mas, quando chego, me deparo com um excesso de coisas. Divido a organização em quatro passos: separar, categorizar, setorizar e manter. Separar aquilo que não tem mais utilidade, categorizar se eu vou doar ou jogar fora, setorizar os itens que ficaram em seu devido lugar e manter esse sistema dali em diante”.
A personal organizer acrescenta que tudo precisa de um lugar definido. “As pessoas costumam usar a mesa da sala de jantar como um depósito de carteira, chaves, guarda-chuva, óculos, bolsa, mas isso atrapalha. Tenha sempre um lugar definido para as coisas”.
Sala
A sala é o ambiente mais visto da casa. Afinal, ali recebemos nossa família, os amigos, assistimos à televisão. Por isso, a organização desse cômodo é mais do que necessária para se garantir uma fluidez e funcionalidade. Uma dica valiosa para manter a sala de estar organizada é investir em nichos e prateleiras, pois otimizam o espaço do ambiente e ainda podem comportar enfeites, como porta-retratos e vasos.
Quarto
O quarto é um ambiente que também precisa de uma boa organização, pois é onde você irá dormir, se arrumar e guardar suas roupas e acessórios. Margarete Bernal diz que a melhor maneira de ajeitar esse local da casa é desentulhando-o para, em seguida, fazer uma triagem do que sai e do que fica. “Você pode organizar os objetos em quatro seções: doação, conserto, venda e lixo. Assim, ficará mais fácil decidir um destino para aquele item que você já nem usa mais”. Esse sistema também pode ser aplicado em todos os outros cômodos da casa.
Banheiro
Como o banheiro costuma ser um espaço compartilhado, Margarete observa que a melhor forma de arrumá-lo é ter sempre uma gaveta ou um armário para cada pessoa que utiliza aquele cômodo. “Já vi casos de clientes que, por conta da bagunça, acabam usando os itens pessoais dos demais”.
Elimine a bagunça das crianças
Quem mora com crianças em casa sabe que sempre há brinquedos espalhados e aquela bagunça parece que não tem jeito. Mas, calma: existe um modo muito simples de manter a ordem. “É preciso ensinar que cada brinquedo possui um lugar e que, depois de usar, tem que guardar”, esclarece a personal organizer Margarete Bernal.
“Quando a criança ganha brinquedos novos, você pode colocar alguns mais antigos para doar ou jogar no lixo aqueles que já estão quebrados, porque o pequeno nem vai usá-los, só ficarão ali para fazer excesso”.
Já em relação às roupas, Margarete diz que não adianta ter uma grande quantidade de peças. “As crianças perdem roupa muito rápido, pois elas crescem. Perdi as contas de quantas vezes ouvi pais comentarem que compraram um monte de conjuntos lindos para os filhos e eles nem sequer utilizaram”.