Maquiadora de Santos explica sobre os cinco erros mais comuns na automaquiagem

Preste atenção na lista e reveja a forma como faz a sua make

Por: Luiza Castro  -  03/07/22  -  13:20
Confira cinco erros comuns na hora de se maquiar
Confira cinco erros comuns na hora de se maquiar   Foto: Caio Sá/ Divulgação

A maquiagem pode ser uma das melhores amigas da mulher no dia a dia. Afinal, esses produtos são capazes de nos deixar preparadas e lindas para as mais diversas situações cotidianas, trazendo ainda autoconfiança e, sobretudo, turbinando a nossa autoestima.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Mas é preciso saber como usar a make a nosso favor, porque cada cosmético requer um jeito específico de aplicação, além de ter uma tonalidade indicada para cada pele. Subestimar o poder de alguns truques pode acabar resultando em sérios deslizes.


Quando o assunto é maquiagem, o meu olhar é muito crítico. Sempre que ando nas ruas, fico reparando nas produções das pessoas à minha volta. É quase um estudo de caso, para entender melhor as necessidades de quem auxilio e maqueio.


É sempre bom lembrar que cada um tem o seu estilo, que cada pessoa possui a sua simetria facial – a qual deve ser respeitada.


Quando você for pegar dicas na internet sobre maquiagem, aconselho que elas sejam de maquiadores profissionais e não de blogueiras. Dessa maneira, o resultado final da sua produção vai ficar ainda mais bonito. Agora, para quem quer se aprofundar em como fazer make, vale cogitar a possibilidade de investir em um curso, para obter maior autonomia e entender melhor as técnicas.


Hoje, listo cinco erros comuns na hora de se maquiar em casa. Preste atenção para não repeti-los:


O primeiro erro comum é a aplicação da base. A maioria utiliza pouco produto e o espalha no rosto até quase sumir. Esse é um erro muito normal, pois as pessoas têm medo de ficar com a maquiagem pesada e isso é puro mito! A quantidade certa de base para aplicação no rosto todo não é uma gotinha e, sim, uma colher de chá.


O segundo erro mais comum é usar lápis nas sobrancelhas. Antigamente, se apostava muito nessa técnica, mas atualmente descobrimos produtos que deixam a aparência mais natural e que não prejudicam os pelos, como é o caso da sombra para sobrancelhas. O lápis tem cera na composição, que pode entupir os poros e causar a queda dos pelos, além de deixar um aspecto pesado no look final.


O terceiro erro é a preparação de pele INEXISTENTE. Quando vejo as peles craqueladas, texturizadas, tenho até arrepios. Não só pela aparência da maquiagem, que fica ruim, mas porque você está causando um mal enorme para a sua pele! Água termal, hidratante e filtro solar, por exemplo, tratam a pele e são extremamente necessários. Já o primer bloqueia até a terceira camada da pele, impedindo que a maquiagem seja absorvida pela pele e ajudando, assim, a evitar o envelhecimento precoce, deixando a pele lisa (se você usar um primer com acabamento blur).


Quarto erro: olhos! Como as pessoas não se conhecem, elas copiam tutoriais da internet sem se preocuparem se servem para a fisionomia delas. É comum as pessoas não saberem combinar cores e aplicarem rímel só da metade dos cílios em diante, causando assim um acúmulo de produto nos pelos e trazendo aspecto pesado para a maquiagem. O correto é iniciar a aplicação da máscara na raiz do pelo, para não se ter acúmulo.


O quinto erro mais comum é a aplicação errada do batom. Primeiro, vamos falar da quantidade do produto. Em geral se faz uma camada grossa, que, ao longo do dia, sai totalmente. O batom deve ser passado com pincel “língua de gato” e não com o aplicador que vem no produto. Isso garante uma camada fina, mais bonita e sem acúmulo de produto no centro da boca. Outro ponto importante: as pessoas não costumam saber o tamanho real dos seus lábios, de modo que sempre preenchem o meio e esquecem do contorno da boca, o que prejudica a simetria facial, além de deixar um resultado amador no look.


E para mais dicas de beleza, acesse o Instagram @luizacastromakeupdesigner.
Até a próxima!


Logo A Tribuna
Newsletter