Fios invisíveis que limitam nosso potencial: saiba como fugir das crenças limitantes

Elas são capazes de afetar a nossa autoimagem e nos impedir de alcançar nosso verdadeiro potencial e nossos sonhos

Por: Giovanna Corerato  -  20/08/23  -  08:54
As crenças limitantes são convicções enraizadas que restringem a nossa visão do mundo e de nós mesmos
As crenças limitantes são convicções enraizadas que restringem a nossa visão do mundo e de nós mesmos   Foto: Adobe Stock

No labirinto da mente humana, existem muros invisíveis que, muitas vezes, passam despercebidos, mas que moldam nossas escolhas e aspirações. São as chamadas crenças limitantes, as vozes internas que sussurram dúvidas, prejudicam a autoconfiança e nos impedem de atingir nosso verdadeiro potencial. Isso porque, quando nascemos, somos páginas em branco e, conforme vamos nos relacionando com as pessoas, adquirimos experiências capazes de nos influenciar e modificar.


O escritor, palestrante e autor do livro O Poder do Ânimo, Mauricio Souto, afirma que o ser humano é resultado de suas crenças e age sempre de acordo com elas. “Primeiramente, essas crenças vêm dos pais. Depois, costumamos ser influenciados por professores e pessoas próximas, com quem convivemos ou simplesmente admiramos, como artistas, líderes comunitários e até mesmo quem faz parte de programas de televisão”, explica.


Entenda melhor

As crenças limitantes são convicções enraizadas que restringem a nossa visão do mundo e de nós mesmos. Muitas vezes, originam-se de experiências passadas, influências familiares ou sociais e podem manifestar-se como comentários, atitudes e ideias do tipo “não sou bom o suficiente”, “nunca vou conseguir” ou “isso não é para mim”. Como fios invisíveis, isso molda nossa autoimagem e nossas ações, frequentemente nos impedindo de perseguir nossos sonhos.


Mauricio Souto aponta as duas maneiras principais de adquirir crenças limitantes. Uma delas é quando há uma situação vivenciada de forma tão forte que acaba gerando um trauma. “Por exemplo, um filho que é chamado de ‘burro’ por seu pai tende a guardar esse episódio na memória e assimilar a crença do não merecimento, que leva a uma autoimagem negativa”. O segundo jeito mais recorrente é quando uma situação é vivida tantas vezes que também fica marcada na memória, fazendo a pessoa apropriar-se dela como verdade absoluta.


Como contorná-las?

O escritor e palestrante afirma que, para você adquirir crenças mais positivas e construtivas, é preciso exercitar o autoconhecimento e aprimorar o desenvolvimento pessoal. E para que uma crença deixe de ser limitante e vire positiva, invista no impacto e na frequência de atitudes que levam a isso.


“A pessoa precisa visualizar ou repetir ações que ela almeja. Por exemplo, se eu quero viajar, uma tática é me imaginar no local de destino, curtindo, e não me autossabotar com pensamentos do tipo ‘nunca vou conseguir’”.


Mauricio Souto ressalta a necessidade de as pessoas entenderem de onde vêm suas limitações e perceberem que algumas delas estão relacionadas à educação dos pais. No entanto, o mais importante é elas terem clareza de que podem mudar esse padrão que leva à frustração e à infelicidade, transformando crenças e construindo um novo patamar de sucesso na vida delas.


“Para isso, é preciso desassociar as crenças do passado, formando novas crenças, com novos hábitos e novas atitudes para alterar a situação atual”, afirma.


Mais dicas

Quem está em busca de jogar fora todas as crenças que podem limitar o seu crescimento e desenvolvimento tem como opções:


1. Promova a autoconscientização: o primeiro passo é reconhecer as suas crenças limitantes. Mantenha um diário e observe padrões de pensamento e comportamentos desse tipo. Quanto mais você se conscientizar, mais poderá questionar e transformar tudo isso;

2. Faça um reenquadramento: converta pensamentos negativos em positivos. Substitua “nunca vou conseguir” por “estou trabalhando para melhorar a cada dia”;

3. Exercite a visualização e as afirmações positivas: imagine-se superando obstáculos e alcançando sucesso. Combine isso com afirmações positivas para reforçar uma mentalidade de êxito. Quanto mais você se enxergar vencendo, mais prová vel será que isso se torne realidade;

4. Acredite de verdade: confie e aposte em você. Apesar de as pessoas pensarem de formas distintas e contarem com habilidades diferentes, todas são capazes de vencer e serem felizes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter