Enófilos elegem destaques de evento beneficente em Santos

A 15ª edição da ACausa Wine aconteceu na última segunda-feira (8)

Por: CLAUDIA G. OLIVEIRA  -  14/04/24  -  06:46
  Foto: Reprodução

Santé, o ACausa Wine, que aconteceu na última segunda-feira, em sua 15ª edição, no salão do Parque Balneário Hotel, foi um sucesso. O evento é sempre muito esperado por abraçar uma boa causa. Toda a renda com os convites e vendas de vinhos é revertida para o Instituto Luiz Alca, que atende pessoas com HIV e seus familiares.


ACausa Wine apresentou cerca de 230 rótulos. Vinhos do Brasil, Chile, Argentina, Portugal, Itália, África do Sul, Espanha, Alemanha, Austrália, EUA, Romênia, Uruguai e Peru.


Degustei muitos rótulos imperdíveis e parabenizo os organizadores Marcelo Gil e Gugu Barbosa. Desta vez, pedi a alguns apreciadores, enófilos com bagagem de conhecimento e litragem no mundo dos vinhos, que elegessem o seu preferido.


Ranieri Cecconi, da Confraria dos 12, elegeu o Zanotto Reserva Tannat 2021, da Vinícola Campestre/BR, o seu preferido. E acrescentou o espumante Rhein Extra Brut Rosé, Romênia, do Grupo Alexandrion. Elaborado no método tradicional com a uva Pinot Noir, no qual a segunda fermentação ocorre na garrafa.


Juliana Cassimiro, da confraria Doze Taças, ficou impactada com o mesmo espumante romeno: o Rhein Extra Brut Rosé. Não foi só o olhar da confreira, mas de muitos presentes.


Pamela Braga, influencer digital, que ainda não pertence a nenhuma confraria, mas ama os vinhos, elegeu o Orzada Carignan 2020 da Odfjell, um espetáculo de vinho que eu também provei e aprovei. A uva Carignan vem chamando atenção nos rótulos chilenos, e este, de vinhas com mais de 100 anos. Inegavelmente, um grande vinho.


Salu Freitas, da Confraria dos Doze, elegeu o vinho do Peru Intipalka Chardonnay 2023, estreante no evento. Aprovou ainda o Zanotto Reserva Tannat 2021, da Vinícola Campestre, que aliás foi Medalha de Bronze no Decanter Wine Awards de 2021 e foi muito apreciado na noite.


Aguinaldo Fonseca, Confraria dos Doze, concedeu seu voto ao vinho do Chile, Vibo Centenário Tinto, da Viu Manent. As vinhas de 100 anos entregam a essa safra do Vibo a sua melhor versão.


Olivia Rodrigues, sommelière, destacou os brasileiros, com toda a minha anuência: o branco Miolo Wild Trebbiano, vegano e sem adição de sulfitos, e ainda o branco de edição limitada o Amitié Viognier 2022, medalha de Ouro no concurso Decanter Wine 2023.


Maela Queiroz, proprietária do restaurante Wine Not, em Monte Verde, provou e aprovou o branco do Peru Intipalka Chardonnay, mas o seu preferido foi Montes Alpha Wings, da Viña Montes. O Wings esteve muito acima dos muitos exemplares do evento, e o seu valor deR$ 550, saía por 399, na noite. Fantástico! Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br

@claudiaenoamigos

Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter