Do quarto das vovós para os vídeos de influencers: penteadeira é atemporal

Com as novas gerações, o mobiliário se transformou

Por: Fernanda Lopes  -  06/11/22  -  14:43
Vale colocar a penteadeira perto de uma janela, para aproveitar a iluminação natural, e deixar o espelho o mais perto possível de quem vai usar esse móvel
Vale colocar a penteadeira perto de uma janela, para aproveitar a iluminação natural, e deixar o espelho o mais perto possível de quem vai usar esse móvel   Foto: Mariana Camargo/Divulgação

Um dos móveis mais usados nas décadas passadas, a penteadeira se tornou presença constante em diversos dormitórios, principalmente nos de nossas avós, onde grandes espelhos – em sua maioria acoplados ao móvel – marcaram nossas memórias afetivas. Porém, com as novas gerações, o mobiliário se transformou, passando a ser usado inclusive, nos dias de hoje, como um dos locais de trabalho de centenas de produtores de conteúdos virtuais, como youtubers que atuam no segmento de maquiagens e skincare.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Material
Se antes, as penteadeiras tinham aquela madeira maciça, toda trabalhada, agora se utiliza mais estruturas em MDF com tampo em vidro. Nesse contexto de praticidade, tanto para quem usa o móvel para o trabalho quanto para atividades cotidianas de cuidados com a pele, cabelo e maquiagem, a arquiteta Daniela Funari relaciona como essencial a composição entre bancada, espelho e um banquinho. “É interessante que a peça para sentar possa ser recolhida totalmente abaixo da bancada, otimizando o espaço de passagem”. Segundo a profissional, os ambientes mais indicados para inserção da penteadeira são o dormitório, o closet ou o próprio banheiro. Nesse sentido, diversas inovações podem ser projetadas para que o móvel propicie o máximo de potencialidade.


Definindo o tamanho
No momento da escolha da penteadeira, é preciso conciliar a profundidade destinada ao móvel, sem comprometer a circulação. Outro ponto é que ela deve possuir gaveteiros funcionais, com divisórias para acessórios ou maquiagens. Esses dois fatores têm de ser colocados na equação quando a metragem for feita e estudada e, mesmo se o espaço disponível não for muito generoso, soluções existem e podem ser aplicadas.


Quando não há a possibilidade de incluir no móvel as gavetas, elas podem figurar abaixo da bancada ou até em gaveteiros soltos com rodízios nos pés. “Elas podem estar alocadas também no vão existente na penteadeira e ser deslocadas pontualmente para que a pessoa encaixe suas pernas”.


Iluminação ideal
Preste atenção na viabilidade da luz natural perto da penteadeira ou considere soluções para garantir que o espaço fique bem iluminado. “A luz é fundamental para uma make fique impecável. Por isso, o LED no entorno do espelho ou uma luminária de apoio são muito bem-vindos”.


Mesmo existindo a tendência de colocar a penteadeira de frente para um espelho fixado na parede, isso não é funcional para a maquiagem. O ideal é ter um espelho o mais próximo possível de quem estiver à frente do móvel. “Sempre que possível, gosto de pôr a penteadeira abaixo da janela com o espelho de apoio (de mesa). Nessa situação, dispomos de uma boa entrada de luz e otimização de espaço”.


Inovações na arquitetura
Em um dos projetos de Daniela, ela integrou dois ambientes para que a penteadeira pudesse ter mais espaço e as atividades da moradora fossem realizadas com ainda mais fluidez. Para tanto, a profissional aproveitou o máximo de circulação oferecida pela integração, provando que as novidades com o mobiliário estão longe de saturar.


Logo A Tribuna
Newsletter