
Entre os vilões do tempo estão as redes sociais, quando usadas de maneira não estratégica ( Foto: Adobe Stock )
A vida cada vez mais corrida, mesmo com tantos auxílios tecnológicos, muitas vezes exige que paremos para poder identificar as prioridades. Esse, sem dúvida, é o ponto inicial para o gerenciamento de tempo. “Não é o bastante para fazer seu dia render mais, porém é o ponto de partida. Depois, é preciso identificar alguns ladrões de tempo”, explica o o escritor e empresário Marcio Zeppelini, o Zeppa, palestrante especializado em reorganização e planejamento pessoal.
Esses “ladrões”, segundo ele, geralmente surgem disfarçados de atividades inofensivas, mas, quando paramos para fazer as contas, percebemos que nos tiram muitos minutos, horas, dias de nossas vidas, nos impedindo de dar conta do que precisamos realmente fazer. Entre os vilões estão as redes sociais, quando usadas de maneira não estratégica. “Jogos eletrônicos e afins são legais, só cuidado para não perder a noção do tempo e transformar o momento de relaxamento em procrastinação. TV, séries, filmes e novelas não precisam ser abolidos, mas cada coisa no seu momento. Se você possui um objetivo e um propósito, deve ter equilíbrio e discernimento para focar em coisas que não prejudiquem seu futuro e que não ajudam a evoluir”. Veja dez dicas:
1. Prioridades. Questione a importância das atividades. Saiba quais são os prazos de cada uma delas. A partir daí, decida quais são, de fato, as mais importantes e/ou urgentes e, portanto, quais devem ser feitas antes. Se por acaso alguma tarefa se tornar mais urgente, refaça o processo de priorização. “Pode parecer algo relativamente simples, mas, acredite, leva um tempo até a gente entender o que vale mais”, diz Zeppa;
2. Cronograma. Definidas as prioridades, crie um cronograma para visualizar com clareza o tempo que cada atividade demandará. Planeje sua agenda e tente cumprir os prazos estabelecidos por você mesmo. “Uma ferramenta de que gosto – e que tem versão gratuita – é o Todoist. Você pode organizar suas tarefas em listas ou cards (prefiro listas), incluir subtarefas (ajuda a ter uma noção melhor de quanto tempo cada atividade pode levar), definir prazos, entre outros recursos”. Além do Todoist, há ainda ferramentas como Asana, Trello, Monday, Pipefy e Microsoft Project;
3. Elimine atividades desnecessárias. Identifique tarefas que não acrescentam valor às suas metas e elimine-as do seu cronograma;
4. Planejamento. Antes de começar efetivamente cada tarefa, planeje como realizará seu trabalho e veja se precisará de alguém para auxiliá-lo em sua execução;
5. Peça ajuda. Sempre que perceber que não conseguirá realizar uma tarefa sozinho, solicite ajuda a outras pessoas ou procure recursos que possam acelerar seu progresso. “Tem um livro chamado Peça! Como a Habilidade de Pedir Ajuda Pode Transformar Sua Carreira, de Wayne Baker, que ensina como pedir ajuda para conseguir o que você quer no trabalho. Se você tem vergonha ou medo de pedir socorro quando a situação se complica no trabalho, vale a leitura!”;
6. Você é um só. As pessoas têm se tornado multitarefas. Mas não somos super-heróis. Concentre-se em uma tarefa de cada vez. Quanto mais coisas fizer ao mesmo tempo, terá mais chances de errar e mais tempo vai levar para concluir cada uma. “Uma dica para manter o foco é a técnica Pomodoro, que estipula o período de 25 minutos de foco total, alguns minutos de descanso e o retorno a mais 25 minutos... até finalizar sua tarefa”;
7. Faça pausas. Ser produtivo não significa ser uma máquina que opera 24 horas por dia. Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso. Para manter a energia e a disposição, evite longos períodos de trabalho. Faça pequenas pausas, dê uma caminhada, hidrate-se, faça um alongamento;
8. Sem distrações. Redes sociais, incluindo WhatsApp, e e-mails são elementos indispensáveis no dia a dia profissional. No entanto, o excesso de notificações — na tela do notebook, no tablet, no celular, no smartwatch — é sufocante e nos deixa com a impressão de que estamos sempre sem tempo. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, e isso acaba sendo uma distração desnecessária. Por isso, desligue todas as notificações de seus dispositivos, caso possível, ou aprenda a ignorá-las quando não puder dar a devida atenção;
9. Xô, procrastinação. As pausas são apenas para relaxar um pouco e retomar o pique. Elas não podem ser usadas para procrastinar! Seja disciplinado e não adie as tarefas urgentes e importantes para o dia seguinte;
10. Viva. Como a vida não é feita apenas de trabalho e cronogramas, planeje seu tempo livre para fazer atividades divertidas. Passeie com sua família, curta a companhia das pessoas que você ama, viaje, brinque com seu pet, ouça música, dance... Isso tudo ajuda a restaurar sua energia e motivação.
Assuntos relacionados