Bolo de cenoura com ganache de chocolate e muito mais: veja receitas com inspirações na Índia

Separamos receitas que capricham nas especiarias, por ter inspiração na Índia

Por: Fernanda Lopes  -  19/06/22  -  14:43
Bolos indianos
Bolos indianos   Foto: Alexsander Ferraz

Com temperaturas amenas, fica ainda mais gostoso assar aquele bolinho de vovó para deixar o seu domingo mais saboroso. Com chá, café, suco ou chocolate quente, essa delícia conforta, adoça o dia de um jeito... Dizem que tem gosto de infância, mas levante a mão o adulto que não se rende ao aroma de um bolo recém-assado.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Bolo indiano
Bolo indiano   Foto: Alexsander Ferraz

Bolo indiano
Ingredientes

Massa: 6 ovos (claras e gemas separadas); 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente; 1 xícara de açúcar refinado; 1 xícara de farinha de trigo peneirada; 1/2 xícara de farinha de rosca; 1/2 xícara de leite; 1 colher de café de canela em pó; 1 pitada de noz-moscada ralada na hora; 1 colher de café de cravo em pó; 1 colher de sopa de fermento químico em pó. Cobertura: 1 lata de leite condensado; 1 colher de sopa de manteiga sem sal; 1 pitada de canela em pó.
Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo em uma forma de furo no meio com cerca de 20 cm de diâmetro. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as gemas até virar um creme claro e fofo. Junte os ingredientes secos (farinhas de trigo e de rosca, canela, cravo, noz-moscada e fermento), alternando com o leite, em velocidade baixa na batedeira. Misture tudo e, por último, incorpore as claras em neve – primeiro ponha uma colher bem generosa à mistura e mexa vigorosamente. Junte o restante das claras e faça movimentos de fora para dentro delicadamente. Misture somente até as claras sumirem e transfira para a forma preparada. Asse até dourar por aproximadamente 35 a 40 minutos – não abra o forno antes de 25 minutos para não solar o bolo. Desenforme morno. Enquanto isso, faça a cobertura: misture os ingredientes (menos a canela) numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até virar um creme grosso, parecido com brigadeiro mole ou creme de confeiteiro. Por último, misture a pitada de canela. Passe para uma vasilha e cubra com plástico filme aderido à superfície do creme. Utilize frio. Depois do bolo assado, desenforme em um prato grande e coloque o creme por cima.


Bolo de cenoura com ganache de chocolate
Bolo de cenoura com ganache de chocolate   Foto: Adobe Stock

Bolo de cenoura com ganache de chocolate
Ingredientes

Massa: 2 cenouras grandes (aproximadamente 220g depois de descascadas); 200g de óleo de canola; 4 ovos; 400g de açúcar refinado; 240g de farinha de trio; 1 colher de sopa de fermento em pó; 1 colher de café de sal. Cobertura: 170gs de chocolate meio amargo; 1 colher de chá de glucose ou mel; 100g de manteiga sem sal e 5 colheres de sopa de creme de leite
Preparo
Massa: unte uma forma redonda de 25 cm de diâmetro ou uma forma de furo no meio média, enfarinhe e retire o excesso de farinha. Preaqueça o forno a 220°C. Bata no liquidificador as cenouras, previamente cortadas em rodelas, o óleo, os ovos, o sal e o açúcar. Bata até que tudo esteja bem homogêneo e sem pedaços. Coloque a mistura em um pote fundo e peneire a farinha de trigo e o fermento na massa. Misture com uma espátula de baixo para cima. Despeje amassana forma e leve ao forno. Depois de 5 minutos, abaixe a temperatura do forno para 200°C e asse por mais 30 minutos. Virando a forma depois de 20 minutos. Ganache: quando oboloestiver pronto, pique ochocolate, corte a manteiga em cubinhos e coloque-os em um bowl (tigela) junto com a glucose. Derreta tudo em banho-maria, misturando lentamente com uma espátula. Jogue por cima dobolo.
Rendimento: 12 porções.


Bolo de cenoura diferente
Bolo de cenoura diferente   Foto: Alexsander Ferraz

Bolo de cenoura diferente, Chef Mairus Grew, Enoca Decanter
Ingredientes
Bolo: 250g de manteiga sem sal; 250g açúcar mascavo; 5 ovos; raspas e suco de uma laranja; 3g de gengibre; 3g de canela; 3g de noz-moscada; 170g de farinha de trigo; 10ml fermento em pó; 250g de cenoura ralada; 100g de amêndoas picada e 100g de nozes picada. Cobertura: 300g cream cheese; 90g de glaçúcar e suco de 1 limão.
Preparo
Preaqueça o forno a 140 graus. Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo até ficarem cremosos. Acrescente os ovos, um de cada vez. Em seguida, coloque a laranja e especiarias. Com uma colher, misture a farinha. Acrescente o fermento, a cenoura, as amêndoas e as nozes. Para assar, passe a massa para uma forma de 20 cm x 30 cm untada. Asse de 40 a45 minutos. Para a cobertura, bata o cream cheese e o glaçucar numa batedeira até ficarem cremosos e lisos. Acrescente o suco de limão e bata mais um minuto.


Logo A Tribuna