Antes de adquirir qualquer produto, analise se ele é para você. Verifique a composição química, assista a resenhas de maquiadoras na internet, entenda qual acabamento promete e avalie se esse item se encaixa no seu gosto e na sua pele.
Hoje, vou explicar melhor a diferença entre o lip tint e o lip oil. O primeiro lip tint da história surgiu na Califórnia, Estados Unidos, no ano de 1977, com a Benefit Cosmetics, a pedido de uma dançarina exótica, que queria durabilidade e praticidade. O produto ganhou fama e virou o queridinho das orientais por ser fácil de aplicar, ter uma aparência natural e ainda durar bem.
O lip tint possui uma textura aquosa, ou seja, líquida. É leve e tem alta fixação. Mostra-se ideal para a correria do dia a dia e fica supernatural. Além disso, não sai na máscara, o que é uma realidade nos dias de hoje.
E ele não tem tratamento na sua composição. É apenas uma “tinta” que pigmenta o lábio. Também é um produto muito versátil, que pode ser usado, inclusive, como blush ou sombra. Para isso, aplique pouca quantidade com os dedos e espalhe com a ajuda da esponja ou pincel.
Já o lip oil é um hidratante para os lábios, enriquecido com óleose, por isso, deixa a nossa boca com um efeito brilhante. Possui uma textura parecida com o gloss e, normalmente, não tem cor. Pode ser utilizado por cima do batom.
Em sua composição, costumamos encontrar alguns óleos, como os de semente de jojoba, coco, mamona, macadâmia e semente de uva.
O óleo de jojoba possui propriedades regenerativas, reduzindo o estresse oxidativo das células e estimulando a produção de colágeno. O óleodecocopode aumentar a elasticidade dapele, já que mantém a hidratação natural da derme, enquanto os seus antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Já o óleo de semente de uvaé rico em ácidos graxos insaturados, como o ácido linoleico (ômega-6), que ajudam a fortalecer a barreira dapele. Por ser um produto oleoso, o lip oil não é o melhor para usar com máscara – precisa reaplicar mais de uma vez ao dia e não tem alta durabilidade.
Como se pode perceber, ambos são produtos diferentes, com propostas distintas. Avalie qual o mais indicado para você e para a sua rotina.
Para mais conteúdos de beleza, continue nos acompanhando aqui no site e também no Instagram @luizacastromakeupdesigner. Até a próxima semana, guria!