Bacalhau não é só saboroso, também faz bem à saúde

Aprenda a preparar dois pratos com o peixe do restaurante Tasca do Porto

Por: Fernanda Lopes  -  03/04/22  -  17:00
Confira a receita do Bacalhau à Casa a seguir
Confira a receita do Bacalhau à Casa a seguir   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Semana Santa está chegando e pratos de bacalhau podem ser a estrela da mesa. O peixe faz parte da tradição em virtude da nossa colonização portuguesa. Salgado e seco, é consumido desde o tempo em que o Brasil era uma colônia. Com o bacalhau, os portugueses conseguiram atravessar, com suas naus, longas distâncias sem passar fome. A técnica de curar o peixe com sal garantia a durabilidade do alimento, que sustentava a tripulação nessas jornadas. Depois, ganhou status de nobreza e muitos preparos e receitas. Aqui, damos algumas opções do Restaurante Tasca do Porto, especialista no assunto (Rua XV de Novembro, 115, Centro, Santos).


Saúde

O bacalhau também faz bem para a saúde. As propriedades nutricionais do peixe são conservadas, pois o processo da salga e secagem é feito de forma natural, ou seja, sem adição de substâncias químicas.


É um alimento rico em minerais, como ferro, fósforo, magnésio e zinco, que tem um efeito antioxidante, ajudando na memória, além de vitaminas A, E, D, B1 e niacina, e apresenta uma baixa taxa de colesterol e gorduras.


No entanto, deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades por pessoas com hipertensão, devido ao alto teor de sódio (cerca de 1.400mg por 100g). É preciso tomar bastante água uma hora após a refeição, pois ajuda a eliminar o excesso de sal e não atrapalha a digestão.


O bacalhau ainda é uma boa fonte de ômegas 3 e 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imune e contribuem para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides. Por fim, tem vitamina B12 em altas concentrações, que age sobre o equilíbrio hormonal, na beleza da pele e também ajuda no sistema de imunização do corpo e no controle dos níveis de glicose no sangue.


Bacalhau à Casa, Tasca do Porto

Ingredientes: 2 postas de bacalhau Gadus morhua, já dessalgado e sem pele (cerca de 350g cada); farinha de trigo para empanar; azeite de oliva para fritar.


Batatas: 3 batatas cortadas em rodelas sem casca (à portuguesa) e 1/2 litro de óleo para fritar.


Molho: 50 ml de azeite; 2 cebolas cortadas em rodelas; 4 dentes de alho em lâminas; 1 pimentão vermelho em tiras finas; 2 colheres de sopa de extrato de tomate; 30 ml de vinho branco seco; sal o quanto baste; pimenta-do-reino a gosto ou pimenta dedo-de-moça picadinha.


Preparo molho: em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho e o pimentão vermelho. Tempere com a pimenta e o sal, e deixe refogar por uns 2 minutos. Adicione o vinho branco e a massa de tomate, deixe apurar um pouco e reserve. Numa panela com o óleo quente, frite as batatas à portuguesa, escorrendo em papel absorvente. Reserve. Passe o bacalhau na farinha de trigo para empanar e frite em uma frigideira com azeite até dourar os dois lados. Coloque em um prato e sirva com o molho por cima do bacalhau e as batatas portuguesas para acompanhar.


O Bacalhau à Gomes de Sá faz parte do cardápio da Tasca do Porto
O Bacalhau à Gomes de Sá faz parte do cardápio da Tasca do Porto   Foto: Alexsander Ferraz

Bacalhau à Gomes de Sá, Tasca do Porto

Ingredientes: 400g de lascas de bacalhau dessalgado; 500g de batata cozida; 3 ovos cozidos; 200g de cebola em rodelas; 6 dentes de alho laminado; 2 folhas de louro; quanto baste de sal e de pimenta-do-reino; 120ml de azeite; 30g de salsa picada.


Preparo: cozinhe as lascas em água quente por 3 minutos. Escorra e use essa água para cozinhar as batatas, sem casca, cortadas em quatro – coloque 1 colher de chá de sal nessa água. Refogue a cebola e o alho no azeite com as folhas de louro, junte o bacalhau e as batatas cozidas. Tempere com pimenta moída e acerte o sal. Sirva enfeitado com ovos e salsa picada. Finalize regando azeite.


Dicas

+ Na hora da compra, veja se o bacalhau está com a cor branca ou palha. Traços de tom rosado significam que o peixe está velho ou já passou por vários processos de congelamento e descongelamento;


+ Calcule entre 150g a 250g por pessoa, dependendo dos acompanhamentos que for servir;


+ O bacalhau não deve ser fervido. A fervura prejudica o paladar e resseca o peixe. Ele deve ser sempre preparado em água quente, mas sem borbulhar e rapidamente. Ou, então, diretamente no azeite (confitado);


+ Você pode reservar o caldo do bacalhau (a água do cozimento) para cozinhar as batatas ou o arroz;


+ Para grelhar o bacalhau, depois da dessalga, seque-o bem com um pano, senão ele gruda na chapa.


Logo A Tribuna
Newsletter