Momento Boa Mesa: aprenda a fazer sanduíche de pernil com vinagrete

Lanche tem sabor intenso e muita textura. Confira o passo a passo dessa receita deliciosa

Por: Fernanda Lopes  -  27/11/23  -  14:30
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

Ingredientes pernil: 1 pernil desossado com cerca de 2 quilos (já compre sem osso no açougue).


Marinada: 6 dentes de alho picados; 2 xícaras de vinho branco seco ou suco de 2 limões; 1 talo de salsão picado; 2 ramos de alecrim fresco; 4 folhas de louro; pimenta-do-reino moída a gosto; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (chá) de mel; 1 colher (sobremesa) de sal.


Vinagrete: 1 pimentão amarelo pequeno e picado em cubinhos; 2 tomates picados em cubinhos; 1 cebola pequena picada em cubinhos; 10 azeitonas verdes sem caroço picadinhas; sal e pimenta moída a gosto; 1/2 xícara de azeite; 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã.


Montagem: 12 pães do tipo francês e folhas verdes temperadas com sal e azeite.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Preparo pernil: misture todos os ingredientes da marinada e passe no pernil. Deixe apurando o sabor por uma noite, virando, para toda a carne pegar o tempero. Depois, preaqueça o forno a 250°C. Coloque o pernil em uma assadeira, com a gordura virada para cima. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno. Após 15 minutos, abaixe para a temperatura média (180°C) e asse por 1 hora. Aí, remova o papel-alumínio e doure por mais 30 minutos. Retire, deixe descansar para as fibras relaxarem, por 15 minutos. Fatie finamente para montar os sanduíches – se preferir, tire a camada de gordura antes de fatiar.


Vinagrete: misture todos os ingredientes e sirva com os sanduíches.


Montagem: coloque no pão as folhas verdes temperadas, fatias finas de pernil e um pouco de vinagrete.


Logo A Tribuna
Newsletter