Momento Boa Mesa: a dica de hoje é fazer a rosca semifolhada de calabresa

Se você colocar parmesão ralado por cima, ela vai ficar ainda mais gostosa

Por: Fernanda Lopes  -  23/11/23  -  11:47
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

Ingredientes massa: 250g de farinha de trigo; 10g de fermento biológico fresco; 50g de açúcar; 50g de manteiga; 1 ovo; 1 pitada de sal; 1 colher de sopa de essência de baunilha; 80 ml de leite.

Para folhar: 50g de margarina.


Recheio: 300g de muçarela ralada; 200g de calabresa fatiada; 150g de queijo parmesão.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Preparo recheio: misture tudo, separando metade do queijo parmesão para a cobertura.


Massa: faça a esponja misturando o fermento, duas colheres de sopa de farinha e um pouco do leite. Deixe descansar por 15 minutos. Coloque o restante da farinha em uma superfície limpa e lisa e faça uma cavidade no centro. Adicione a esponja reservada e vá misturando. Acrescente os outros ingredientes, deixando o leite por último. Coloque o leite aos poucos e vá sovando a massa até ficar lisa, brilhante e macia. Na mão, leva cerca de 15 minutos, mas pode-se colocar na batedeira com a pá de gancho.


Deixe a massa descansar por 30 minutos até que dobre de volume. Com o rolo, abra em um retângulo, coloque a margarina em 2/3 da massa e dobre como um livro. Depois, com o rolo, abra novamente.


Espalhe o recheio. Una as duas pontas e ponha em uma forma com furo no meio, untada com margarina e enfarinhada. Faça cortes na parte de cima da massa com uma tesoura, pincele ovo e salpique parmesão. Deixe descansar por 30 minutos.


Leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até que esteja dourada.

Dica: coloque a emenda da massa para baixo. Se quiser, polvilhe queijo parmesão ralado por cima.


Logo A Tribuna
Newsletter