Dia da Coxinha: Um quitute amado pelos brasileiros que foi criado para um príncipe

Salgado foi criado com recheio de frango, mas hoje em dia existem até opções doces

Por: Fernanda Lopes  -  18/05/21  -  07:57
Atualizado em 18/05/21 - 07:59
   Você sabia? 18 de maio é o dia da coxinha
Você sabia? 18 de maio é o dia da coxinha   Foto: Divulgação

De tão amada, hoje, existem mil e uma versões de coxinha, esse salgado tipicamente brasileiro, que tem até um dia comemorativo: 18 de maio! Há até as opções doces, com brigadeiro, churros ou beijinho. Mas, a coxinha nasceu sendo de frango. Aliás, ela foi criada para imitar, como o nome já diz, uma coxa pequena da ave. E sabe por quê? Para agradar um príncipe.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A receita teria nascido em Limaira, interior de São Paulo, na fazenda Morro Azul, onde morava a Princesa Isabel e sua família, conta o livro História, Lendas e Curiosidades da Gastronomia (editora Senac).


O filho da princesa só comia coxas de frango, não gostava de outras partes da ave. A cozinheira, percebendo que faltaria coxas para o almoço, desfiou o frango todo, moldou uma massa com batata e farinha e fez a primeira coxinha.


O príncipe gostou tanto que a notícia se espalhou e a receita foi passada para a cozinha imperial. Não existe confirmação histórica dessa origem, mas fato que é que a coxinha ganhou muitos fãs e é preparada em todo o Brasil.


Coxinha, Dona Flor


Ingredientes massa: 1kg de farinha de trigo; 4 batatas médias cozida e espremidas; 1 tablete de caldo de galinha; 1 litro de água; 150g margarina; sal a gosto. Recheio: 1 peito de frango cozido e desfiado; 1 cebola picada; azeite; 1 tomate sem sementes picado; sal e salsinha a gosto. Para empanar: 5 claras de ovos e farinha de rosca.


Preparo massa: em uma panela coloque a água, o caldo de galinha, a margarina e o sal a gosto, deixe ferver, acrescente as batatas cozidas e espremidas e adicione a farinha de trigo aos poucos, mexa até desgrudar do fundo da panela. Depois, coloque a massa em uma superfície lisa e seca cubra com filme plástico para não ressecar. Deixe amornar e sove um pouco até ficar bem macia. Depois, pegue porções da massa coloque o recheio e modele as coxinhas, passe na clara de ovo e depois na farinha de rosca e frite em óleo quente e abundante até dourar.


Recheio: cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. em uma panela coloque um pouco de azeite, a cebola picada e deixe dourar um pouco, em seguida coloque o tomate e refogue. coloque o peito de frango e refogue mais um pouco, por ultimo coloque a salsinha e o sal.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter