Dark Kitchens ganham força na Baixada Santista

Usando estruturas já instaladas de outros restaurantes ou até mesmo da cozinha de casa, eles têm custo baixo e atendem por delivery

Por: Fernanda Lopes  -  12/03/21  -  19:23
Serviço tem custo menor e muitas vezes usam cozinhas de outros restaurantes
Serviço tem custo menor e muitas vezes usam cozinhas de outros restaurantes   Foto: Divulgação

As medidas de restrição e isolamento em todo o mundo por conta da covid -19 ajudaram no surgimento de restaurantes que atuam exclusivamente com a entrega de alimentos. Neste cenário, o segmento de dark kitchens, é um dos que ganharam mais força.


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E o que é dark kitchen? Chamados também de restaurantes-fantasma, ele atuam somente com delivery e, muitas vezes, utilizam a infra-estrutura de uma cozinha de um estabelecimento de alimentação já estabelecido.

Foi assim com o Grelha, que apostou no menu de sanduíches para atender a demanda da entrega em domicílio. Ele foi criado no início da pandemia, pelos proprietários do G.O.A.T. dining club e foi sucesso imediato. Sandubas grandes, daqueles que fazem a felicidade de quem é fã de hambúrguer, são os mais pedidos. Entre eles o Cheddar Bomb, campeão de vendas. Ele tem pão de brioche, hambúrguer de 180 gramas, cheddar empanado, cebola crispy e molho barbecue (R$ 28).


O preço convidativo é um atrativo. O fato de utilizar uma estrutura já montada possibilita oferecer bom custo benefício ao cliente. No caso do Grelha, os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp.
Segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), essa modalidade está ganhando espaço cada vez mais entre os consumidores, uma vez que o modelo de negócio em delivery movimenta quase R$ 1 bilhão de reais mensal no país.


Franquia


Lançada pelo Grupo TrendFoods em 2016 para ser um restaurante a quilo especializado em comida oriental, a marca Gokei passou por algumas transformações em seu modelo de negócio. A bandeira foi reformulada em 2020 e passou a operar no formato de Dark Kicthen nas lojas físicas China in Box.


Ainda no ano passado, durante a pandemia, a loja do China in Box Santos aderiu ao cardápio do Gokei, que conta com pratos da culinária japonesa, chinesa e havaiana. Entre as opções, estão Temakis diversos, Yakissoba, Poke de salmão e ceviche.


Para a franqueada da marca em Santos, Vivian Brum, a grande vantagem desse modelo é a redução dos gastos ao adotar o espaço de uma única cozinha como base para produção das refeições e realização das vendas. “Como esse modelo de dark kitchen, a gente aproveita a estrutura de cozinha, equipe e logística de uma marca já estabelecida é utilizada para outras novas marcas, apenas para delivery. Com isso, temos corte de custos e os processos são otimizados”, enfatiza ela.


Grupo santista


Idealizado pelo empresário santista Bruno Pascale, o Grupo Pascal nasceu em 2020 com a proposta de reunir os estabelecimentos do ramo gastronômico da marca, a fim de unir forças para melhorar a qualidade dos produtos, os serviços e o atendimento aos clientes, bem como fomentar o setor. Fazem parte do grupo, além do restaurante Akioh Sushi & Bar, as dark kitchens Fran-Go Fried Chicken e Out Law Larica sem Lei e, em breve, deve ser lançada mais uma, a Mun.


Dark Kitchen é tendência no país
Dark Kitchen é tendência no país   Foto: Divulgação

“Seguindo uma tendência bem forte no País, aproveitamos toda a estrutura física do Akioh, que foi reformulada desde cozinha, área de logísta, etc, até o pessoal de atendimento e produção para operar as novas marcas. E isso foi muito importante durante a pandemia para a saúde financeira e crescimento do grupo, pois fortaleceu o delivery do Akioh e fez alavancar as novas marcas”, destaca Bruno.


O Fran-Go–Fried Chicken foi lançado em 1º de outubro de 2020 com o intuito de trazer para a região o conceito de delivery de frango frito no balde, com uma marca genuinamente santista, mas pensada para expansão no formato de franquia.


Inaugurado em 11 de dezembro de 2020, o Outlaw – Larica sem Lei é um delivery de lanches com uma pegada mais descolada e irreverente.


Nos planos do empresário, está o Mun, uma dark kitchen com a proposta de oferecer aos clientes a possibilidade de dar a volta ao mundo sem sair de casa, apenas experimentando os lanches da marca.


Burriteria


Durante a pandemia, os empresários Bruno Justo e Kauê Going, proprietários do Yolo Cozinha Contemporânea, decidiram tirar do papel um antigo projeto de abrir a Burriteria Santista, no formato de dark kitchen.
“Antes mesmo de abrir o Yolo, a gente começou a planejar o que a gente ia fazer. Tinha essa casa enorme, linda, onde hoje é o Yolo, e não fazia muito sentido ser só um delivery da burriteria. Então, a gente aproveitou toda a estrutura da casa para montar um restaurante de cozinha contemporânea”, explica Bruno Justo.


O tempo passou e os empresários acabaram focando somente no restaurante e deixaram a burriteria um pouco de lado. Quando veio a pandemia, com a urgência de aumentar o faturamento para pagar as contas e não precisar demitir ninguém, tentar manter salário dos funcionários, eles entenderam que precisavam de um segundo negócio, porque para eles, o Yolo, por conceito, é um tipo de restaurante que não funcionaria muito bem no sistema de entrega.


Para tentar sobreviver, decidiram tirar o plano da burriteria do papel. Fizeram uma rodada de testes com alguns amigos e conhecidos, e o feedback foi muito bom. Em duas semanas, organizaram o estoque, reformularam o cardápio do Yolo para usar basicamente os mesmos ingredientes na burriteria e começaram o delivery.


“O sucesso foi instantâneo. Eu posso dizer, sem sombra de dúvida, que a burriteria salvou o Yolo naquela época. Depois, veio a reabertura do comércio, mais ou menos ali em setembro. Quando decidimos reabrir o salão do restaurante, alteramos um pouco a logística dentro da casa, e estruturamos uma cozinha de apoio pra burriteria, em outra parte da casa. Atualmente, a gente faz o delivery dessa outra cozinha e os dois negócios agora estão andando juntos e são autossuficientes”.


Expertise


A empresária Harianne Barros também se dedicou a uma dark Kitchen na pandemia. Proprietária da Graminha Pizzaria, ela criou a Um Teco de Sabor, que faz pratos e antepastos para a pessoa curtir momentos descontraídos em casa. “ Tenho feitos muitos pratos de camarão que são minha especialidade”, conta.
Ela começou com os petiscos e foi ampliando o cardápio, conforme a demanda. “E mesmo sendo dark kitchen, por ser dona de um restaurante físico, tenho todos os cuidados de higiene com a manipulação de alimentos”, ressalta.



Serviço


Grelha Lanches e Burguers
Delivery de segunda a domingo, das 18h até 23h30
WhatsApp 13-99793457
@grelhalanchesburguers


Burriteria Santista
Delivery de terça a domingo, das 18 às 23 horas.
Pedidos pelo goomer.app/burriteria-santista ou Ifood.
WhatsApp 13- 99200-4751
@burriteria.santista


GoKei Santos
Delivery todos os dias, das 11 às 23h.
Pedidos pelo telefone: 13- 3289-5060 ou pelo Ifood


Fran-Go Fried Chicken
Delivery de terça-feira a domingo, das 18 às 23h45


Out Law Larica sem Lei
Delivery de terça-feira a domingo, das 18 às 23h45


Um Teco de Sabor
WhatsApp 13- 99662-0596
@um_teco_de_sabor


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