Bolo de Reis, para fazer no dia 6 de janeiro

Com frutas secas, simboliza a chegada dos três reis magos em Belém

Por: Fernanda Lopes  -  05/01/21  -  09:24
Fica ainda mais bonito em formato de coroa
Fica ainda mais bonito em formato de coroa   Foto: Alexsander Ferraz

A rosca ou bolo de reis é uma tradição para ser servida no dia 6 de janeiro, data em que Gaspar, Melchior e Balthazar, os três reis magos, chegaram a Belém para conhecer Jesus, segundo a tradição cristã. Aqui, no Brasil, neste dia desmontamos os presépios e a árvore de Natal. Use as frutas secas da sua preferência no preparo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ingredientes massa: 135g de água filtrada em temperatura ambiente; 1 ovo grande; 45g de manteiga sem sal; 3 colheres de sopa de mel; 1g de sal ; 1 colher (sopa) de açúcar; 2 colheres (sopa) rasas de leite em pó; 380g de farinha de trigo; 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo e 1 pitada de sal.


Recheio: 150g de uvas-passas pretas sem sementes; 100g de uvas-passas brancas sem sementes; 100g de figos secos grosseiramente picados; 100g de damascos picados ; 75g de manteiga sem sal; 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 gema para pincelar.


Preparo: na tigela grande da batedeira, coloque todos os ingredientes. Com a pá de gancho (para massas pesadas), bata cerca de 10 minutos até estar bem macia e homogênea. Desligue e cubra a massa com plástico ou pano seco. Deixe descansar por uma hora. Depois deste tempo, abra a massa, com a ajuda do rolo de macarrão, em um retângulo. Pincele manteiga nela toda e polvilhe o açúcar. Distribua as frutas e enrole como um rocambole. Corte esse rocambole ao meio, de comprido, deixando as frutas expostas. Trance as duas partes e coloque em uma forma de furo no meio grande e untada com margarina. Cubra novamente e deixe crescer por mais uma hora. Depois, pincele gema e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar bem. Retire e desenforme ainda morna.


Dicas: se quiser, faça pequenas tranças em vez de uma grande. Conserve o pão embrulhando-o em plástico. Ele dura dois dias.


Logo A Tribuna
Newsletter