Veterinária explica como ajudar cães que têm medo de fogos de artifício

Esse tipo de som ativa o sistema nervoso do animal, que acaba ficando com medo e ansioso

Por: Marcela Morone  -  26/12/21  -  13:12
Cuidados na virada
Cuidados na virada   Foto: Adobe Stock

É natural que os cachorros tenham medo de barulhos altos, como o dos fogos de artifício. Esse tipo de som ativa o sistema nervoso do animal, que acaba ficando com medo e ansioso. Portanto, durante as festas de Réveillon, esses episódios acabam se tornando bem comuns.

A médica-veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove&Co, Jade Petronilho, explica que essa questão precisa ser trabalhada desde a hora em que o pet chega à casa do tutor, para que não haja incidentes no futuro. Mimetizar sons similares ao dos fogos e até gravações pode ser uma solução para que o bichinho de estimação associe os barulhos a algo positivo.

De acordo com a veterinária, quando o pet já tem medo dos fogos, é necessário que haja algumas mudanças na rotina diária dele, como passeios mais intensos em que o tutor leva o animal para lugares com mais estímulos, como parques. Petronilho ressalta, ainda, que os pets precisam de companhia durante as festas de final de ano.

“Existem muitos problemas quando eles ficam sozinhos, especialmente por conta do medo excessivo e do estado de pânico em que alguns deles entram e acabam sofrendo vários acidentes gravíssimos, vindo até a óbito por conta disso”, observa a especialista.

Caso o animal se sinta mal, é necessário que passe por uma avaliação. Em episódios convulsivos, por exemplo, o atendimento veterinário é indispensável. Para auxiliar os tutores durante os períodos de festa, a Petlove&Co lançou a campanha #fimdeanosemestresse para conscientização sobre os efeitos adversos do barulho dos fogos de artifício para os bichinhos de estimação. A empresa desenvolveu um tabuleiro interativo para explicar os problemas que os fogos podem gerar e indicar produtos adequados, além de disponibilizar uma seleção de músicas relaxantes para os pets. A campanha pode ser conferida no site.


Logo A Tribuna
Newsletter