Técnico óptico de Santos dá dicas para escolha dos óculos perfeitos

Marcio Garcia Groegel explica detalhes que devem ser observados na hora da compra do produto

Por: Brenda Bento  -  09/05/21  -  12:17
   Confira seis dicas para escolher os óculos perfeitos
Confira seis dicas para escolher os óculos perfeitos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A adaptação aos óculos de grau nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, a escolha correta das armações e das lentes se mostra fundamental para o conforto e a segurança na rotina da pessoa. O técnico óptico Marcio Garcia Groegel, da Santista Class Óptica, enumera a seguir algumas dicas para a hora da escolha.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


1) Compre numa ótica. Por incrível que pareça, as pessoas adoram comprar óculos em lojas que não são óticas e, na maioria das vezes, acabam se dando mal ou pela qualidade, ou por questões técnicas que não foram observadas. “Aí, na hora da colocação do grau, percebem o equívoco, o que gera gasto duplicado”, diz Groegel.


2) Reserve tempo. Os óculos serão utilizados praticamente o dia todo. Portanto, reserve tempo para comprá-los. Há uma grande variedade de armações, lentes e tratamentos e os detalhes são essenciais para uma escolha correta. A recomendação é separar no mínimo 40 minutos para a ótica.


3) Certifique-se sobre as garantias. As óticas em conjunto com os fabricantes de lentes e de armações oferecem diversas garantias sobre os seus produtos, inclusive, com relação à adaptação. Fique atento a elas e peça a documentação pertinente.


4) Não esqueça: os óculos são compostos por lentes e armação. A recomendação é sempre comprar a armação e as lentes na mesma loja.


5) Equilibre o investimento nas lentes e na armação. Investir alto em lentes que serão montadas em uma armação duvidosa ou vice-versa não é aconselhável, pois, se um dos dois apresentar algum problema, um acabará comprometendo o outro.


6) Preste atenção à validade da prescrição médica. Visite um oftalmologista regularmente e opte sempre por fazer os óculos assim que a receita for prescrita.


Recomendação extra de Groegel envolve mais alguns detalhes que devem ser observados na hora da compra dos óculos. Se forem de grau, por exemplo, eles não devem ultrapassar a sobrancelha – que é onde, muitas vezes, expressamos alguns sentimentos. Na parte debaixo, eles não devem encostar na bochecha, pois, se a armação for de metal, irá oxidar com o suor e pode deixar marca também.


É importante ainda ver se os cílios não varrem as lentes. Segundo o técnico óptico, nelas ficam depositadas poeiras e outras partículas que podem ser varridas pelos cílios e levadas aos olhos. Agora, é só escolher os óculos e enxergar um mundo melhor de forma segura e saudável.


Logo A Tribuna
Newsletter