Sucos, para hidratar, bronzear, acelerar, acalmar...

Perfeitos para o verão, eles hidratam, refrescam e também são repletos de nutrientes

Por: Fernanda Lopes  -  03/01/21  -  15:12
Sucos coloridos e nutritivos
Sucos coloridos e nutritivos   Foto: Adobe stock

Sucos bem coloridos e geladinhos combinam muito com o verão. Além de um reforço na hidratação, podem ser aliados da boa saúde, turbinando a imunidade e ainda dar uma mãozinha para um bronzeado mais bonito, para ajudar a reduzir a retenção de líquidos e até acelerar metabolismo.


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A nutricionista Camilly Fratelli, docente do curso de Nutrição da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), alerta, entretanto, que isso vale quando falamos do suco natural, principalmente o que fazemos em casa, e sabemos o que estamos usando.


“Primeiramente, é importante entender: o que é suco. Ele é uma bebida obtida a partir de alimentos in natura maduros (frutas e/ou verduras), que pode ter a adição de até 10% de açúcar. Não é considerado suco quando há a adição de: água, açúcar em percentual maior a 10%, aromas e corantes artificiais, porque isso o transforma em néctar, refresco ou bebida de frutas. Por isso, atenção à lista de ingredientes das bebidas que consome”


Ela explica que quando na estação mais quente do ano, o suco pode ser uma opção interessante para garantir a hidratação, como também, para fornecer vitaminas, minerais e compostos bioativos, presentes em frutas, legumes e verduras. “Os brasileiros ainda consomem poucos alimentos in natura e os sucos podem auxiliar nessa mudança de hábito”.


Outra vantagem é o colorido da bebida, que vêm dos compostos bioativos presentes nos ingredientes utilizados. Entre eles, os carotenoides, que dão a coloração alaranjada à cenoura, ao mamão e tantos outros, a cor roxa da beterraba, jabuticaba etc ou a vermelha do açaí e outras frutas vermelhas.


“Existem alguns estudos que comprovam que essas substâncias podem proteger a pele dos raios solares por absorção das radiações ultravioleta, inibição das reações dos radicais livres induzidas por UV nas células e modulação dos sistemas antioxidantes e inflamatórios”, explica Camilly.


Portanto, a nutricionista ressalta, incluir não só sucos, mas frutas, legumes e verduras como uma rotina na alimentação ao longo do ano, pode ser uma estratégia valiosa para reduzir alguns efeitos prejudiciais da exposição à radiação UV e aumentar a capacidade antioxidante das células da pele, no combate aos radicais livres. “Lembrando que o consumo de água e o uso do filtro solar é indispensável durante o verão”.


EQUILÍBRIO
Os sucos possuem uma alta quantidade de carboidratos (açúcar da fruta - frutose), que fornecem nutrientes excelentes, porém não é interessante consumir em todas as refeições do dia.


“Se possível, associe alguma fibra em conjunto quando for beber o suco, por exemplo: 1 colher de sopa de aveia em flocos finos, linhaça, biomassa de banana verde ou psyllium”.


Outra recomendação importante é preferir o suco não adoçado. “Atenção com a quantidade de açúcar, mel ou adoçantes/edulcorantes adicionados. Tente adaptar o paladar para consumir os sucos sem adoçar, mesmo os mais azedos. “, alerta a especialista


O cuidado no preparo é armazenamento é fundamental, pois algumas vitaminas e outros nutrientes são perdidos no processamento, principalmente se ficarem expostos à luz e ao calor.


“Para fazer em casa, use sempre alimentos frescos, se possível, orgânicos (evitando assim a contaminação por agrotóxicos, pesticidas e outros produtos) e que estejam na safra (tem doçura natural e estão com sua carga de nutrientes em nível máximo)”, explica a nutricionista Tatiana Branco.
Siga as orientações do quadro ao lado em relação aos cuidados no preparo.

Cinco cuidados essenciais para o preparo dos sucos:
-Ir à feira e escolher alimentos frescos com as cascas íntegras e que estejam na época de colheita (por serem mais baratos e por terem menor quantidade de agrotóxicos)
-Higienizar corretamente os alimentos
-Utilizar as cascas para fazer sucos, somente se os alimentos forem orgânicos
-De preferência, consumir o suco imediatamente após o preparo, isso garantirá a manutenção e aproveitamento das vitaminas, minerais e compostos bioativos presentes
-Armazenar o suco em recipiente de vidro fechado, protegido da luz e sob refrigeração (em geladeira até no máximo duas horas)

Receitas:
Suco de cenoura e laranja

Ingredientes: 2 cenouras e 4 laranjas.
Preparo: obter o suco das cenouras pelo uso de uma centrífuga (maior retenção dos nutrientes, caso não seja possível fazer no liquidificado) e misturar ao suco das laranjas.


Suco de açaí com banana
Ingredientes:
2 copos de 200mL de água de coco; 1 banana nanica madura e 1 polpa de açaí congelado (sem açúcar).
Preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.


Suco de manga e melancia
Ingredientes:
1 manga descascada e em pedaços; 2 xícaras (chá) de melancia em cubos e 1 pedaço pequeno de gengibre.
Preparo: bater a manga no liquidificador, se necessário colocar um pouco de água (ou quatro cubos de gelo) e distribuir o suco em quatro copos. Bater a melancia no liquidificador junto com o gengibre e coar. Completar os copos já reservados com o suco de melancia e servir a seguir. O suco ficará com duas fases em cores diferentes. Lindo!


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