Saiba mais sobre os perigos de uma má higiene bucal em pets

Mau hálito em pets pode ser sinal de doença periodontal

Por: Beatriz Araujo  -  18/07/21  -  09:02
  Gengivite e periodontite são consequências de má higiene bucal
Gengivite e periodontite são consequências de má higiene bucal   Foto: Adobe Stock

Caso o tutor sinta mal hálito no pet, isso não deve ser ignorado. É preciso investigar a causa, pois o cheiro pode indicar doença periodontal. Segundo o veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, o problema é provocado por bactérias que acometem os tecidos de sustentação do dente.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Gengivite e periodontite são consequências. Em uma periodontite avançada, o pet sofre processo doloroso e fica com forte cheiro bucal. Nesse caso, acontecem a destruição da gengiva e uma instabilidade dental, podendo haver sangramento e dificuldade para mastigar. As doenças periodontais têm como afetar os sistemas hepático, renal e cardiopulmonar.


De acordo com Filetti, pesquisas indicam que 80% dos cães e 70% dos gatos apresentam esse tipo de enfermidade após os 3 anos de vida.


Uma rotina de higiene bucal, com os dentes sendo escovados uma vez ao dia, unida a consulta a cada seis meses com o veterinário, ajuda a evitar o problema.


Logo A Tribuna
Newsletter