Sabor de festa: aprenda a receita de um delicioso chocotone

Basta colocar em uma embalagem bonita e pronto: terá uma lembrança personalizada e saborosa

Por: Fernanda Lopes  -  28/11/21  -  07:25
Atualizado em 28/11/21 - 07:27
Chocotone pode ser oferecido como lembrança de fim de ano
Chocotone pode ser oferecido como lembrança de fim de ano   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Na semana passada, ensinei uma receita de panetone salgado; agora, chegou a vez do chocotone, sempre um sucesso nesta época, tanto entre adultos quanto entre as crianças. Fazendo essa delícia em casa, você pode escolher que tipo de chocolate usar e ainda acrescentar sabores como laranja, castanhas, nozes, damasco etc. A massa é bem leve e macia. Eu usei raspas de casca de laranja e chocolates ao leite e meio-amargo. Faça para a família ou até para presentear. Basta colocar em uma embalagem bonita e pronto: terá uma lembrança personalizada e saborosa.


Chocotone com laranja

Ingredientes:
6 xícaras de farinha de trigo; 1/3 de xícara de água morna; 2/3 de xícara de açúcar; 1/3 de xícara de manteiga derretida; 1 colher (chá) de sal; raspas da casca de 1 laranja; 3 ovos batidos; 2 tabletes de fermento biológico fresco; 1 e 1/2 xícara de leite morno; 1 e 1/2 xícara de gotas de chocolate meio-amargo; 1 xícara de gotas de chocolate ao leite; 2/3 de xícara de casca de laranja cristalizada picada; formas de papel para panetone (rende 1 kg).

Preparo:
em uma tigela, amoleça o fermento em água morna. Junte o leite, os ovos, o açúcar, a manteiga e o sal. Misture bem. Aos poucos, adicione a farinha e as raspas de casca de laranja. Sove por 5 minutos (pode fazer na batedeira com apá própria para massas pesadas). Cubra a tigela com uma folha de papel-alumínio untada com óleo e deixe crescer em local que não bata vento por 1 hora. Depois, com o punho fechado, abaixe a massa. Acrescente as gotas de chocolate e a casca de laranja, misturando bem. Modele, colocando nas formas. Deixe crescer por mais 30 minutos, coberto com o papel-alumínio untado. Preaqueça o forno a 180°C e leve os chocotones para assar por cerca de 45 minutos ou até que, ao enfiar faca fina, ela saia limpa. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de desenformar e servir. Se for embrulhar para dar de presente, espere esfriar.

Rendimento:
4 chocotones de 250g ou 2 de 500g ou 1 de 1 kg.


Logo A Tribuna