Projeto de jovem santista mostra boas iniciativas nascidas durante a pandemia de Covid-19

Projeto #BoraConhecer é encabeçado por Juliana Laffront

Por: Arminda Augusto  -  20/06/21  -  10:55
   Juliana visitou a Casa da Vó Benedita, que abriga crianças em risco social, e mostrou as atividades realizadas no Ecofaxina
Juliana visitou a Casa da Vó Benedita, que abriga crianças em risco social, e mostrou as atividades realizadas no Ecofaxina   Foto: Divulgação

Existirá
Em todo porto se hasteará
A velha bandeira da vida
Acenderá
Todo farol iluminará
Uma ponta de esperança.


Se a música A Cura, de Lulu Santos, tivesse sido escrita e composta em 2020, poderíamos dizer que o cantor viu em Santos alguns bons motivos para se inspirar. Ou o contrário: talvez a jovem santista Juliana Laffront tenha se inspirado em A Cura para criar seu #BoraConhecer, um projeto para as redes sociais que busca mostrar iniciativas positivas que foram desenvolvidas ou ampliadas em Santos na pandemia. Como nas plataformas de streaming e nas séries em geral, o #BoraConhecer começa hoje a sua segunda temporada, às 15 horas, pelo Instagram.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Juliana conta que o ano de 2020 trouxe uma carga de notícias ruins muito grande, que abalaram as famílias, os ambientes de trabalho e toda a sociedade. “A gente só via notícia de morte e de doença. Estava muito cansada e senti que precisava fazer alguma coisa”, diz a jovem de 28 anos, servidora da Prefeitura de Santos desde os 20, com mestrado em Políticas Sociais.


Por natureza, Juliana já é bastante envolvida com as causas sociais. Na Prefeitura, está no grupo de trabalho que, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vem produzindo estudos para formatar linha de ação para lidar com as pessoas em situação de rua. “Mas descobri, durante minhas andanças, que muitas iniciativas bacanas estavam ganhando força na pandemia. E senti que precisava divulgar essas boas iniciativas, para que mostrassem um outro lado da pandemia. Mostrar a solidariedade entre as pessoas”.


A temporada 2020, a primeira do #BoraConhecer, trouxe estas boas iniciativas em Santos: as ONGs Defesa da Vida Animal e Codevida, que acolhem, protegem e encaminham animais em situação de abandono; a ONG Empresto Minhas Pernas, que busca a inclusão de pessoas com deficiência; o Programa Praia Acessível, também para pessoas com deficiência, mas no ambiente da praia; a Casa Vó Benedita, uma entidade que abriga crianças em situação de vulnerabilidade; o Divertidosos, site dedicado a entreter o público mais velho e estimular o uso da tecnologia; o CVV, serviço que funciona por meio do telefone 188, ligação gratuita para quem precisa desabafar, e o Consultório de Rua, serviço público feito por unidade móvel que presta atendimento a pessoas em situação de rua.


Informação é poder


Inquieta, Juliana diz que, ao longo da vida, foi conhecendo muitas pessoas e organizações não governamentais (ONGs) que fazem trabalhos voluntários e com boas causas. “Eu precisava dar espaço para esses trabalhos, mostrar que tem gente fazendo coisas boas pelos outros, pela vida, pelo planeta”.


A pandemia de covid-19 foi o gatilho para que ela tirasse o projeto da gaveta. Depois de escolher a iniciativa a que dará visibilidade, ela grava o vídeo e o namorado, Benny Coquito Filho, jornalista, faz a produção e os efeitos especiais. Tudo não pode ter mais do que cinco minutos para não cansar. Aí, é só postar nas redes sociais e esperar que viralize. “As pessoas assistem, comentam, compartilham e mais do que isso... Elas se inspiram e encontram esperança”, diz Juliana.


O episódio que vai ao ar hoje também tem esse DNA. Ele joga luz sobre a Casa Êxodo, da ONG Vidas Recicladas. O espaço, criado em parceria com a Prefeitura, é destinado a ampliar o acolhimento e a proteção social à população em situação de rua. “Quero mostrar que em Santos há muito mais coisas por trás das muretas da praia”, conclui.


E então... #BoraConhecer?


Veja mais em ATribuna.com.br:



Logo A Tribuna
Newsletter