Pets idosos merecem atenção especial; confira dicas

Especialista ensina seis táticas para facilitar a rotina com o animal

Por: Ivanir Xavier  -  26/11/18  -  12:53
  Foto: Adobe Stock

Pets idosos merecem e precisam de cuidados especiais. E por terem características fisiológicas diferentes, cãese gatos apresentam dificuldades específicas durante essafase.


Os cães, por exemplo, tendem a ter mais doenças urinárias, bem como nosdentes, com aparição decáries e tártaro, e diminuiçãoda energia. Já os gatos têmmais problemas renais,ganho de peso e artrite.


“O tutor deve consideraras particularidades de cada espécie e raça para estabelecer cuidados preventivos aolongo da vida do bicho de estimação”, ressalta Marcio Barboza, da MSD Saúde Animal, que acrescenta: “Faça check-ups periódicos – anual ou semestral, dependendo das condições de saúde do pet”.


Veja algumas orientações do profissional para quem temanimais em idade avançada:


  • Cães e gatos mais velhos tendem a se isolar e ficar mais quietinhos. Interaja mais quando eles estiverem dispostos.
  • Caso o pet tome alguma medicação de uso contínuo, estabeleça uma rotina paraque o remédio seja dado nos horários certos.
  • Se ele já está com a visão comprometida, evite mudaros móveis de lugar, poisisso pode contribuir para possíveis batidas.
  • Deixe a vermifugação e o uso de antipulgas e anticarrapatos em dia, dando preferênciaa produtos de longa duração.
  • Cuide da higiene bucal.É comum que o animal desenvolva tártaro e cárie como passar dos anos.
  • Tente colocar objetos ou apoios que facilitem a subidae a descida dos móveis, jáque saltos de locais altos,com o tempo, podem prejudicar a articulação do pet.

Logo A Tribuna
Newsletter