Periodontite aumenta risco de morte por covid-19

Estudo mostrou que problema bucal traz ainda mais chance de internação na UTI

Por:  -  28/02/21  -  16:39
Hábitos simples de higiene ajudam a evitar a periodontite
Hábitos simples de higiene ajudam a evitar a periodontite   Foto: Adobe Stock

A periodontite é uma doença na gengiva quepode desencadear problemas cardíacos, pulmonares e até acidente vascular cerebral (AVC). Mas não é só isso: de acordo com um estudo publicado no Portal MedicalXpress, pessoas com a doença têm nove vezes mais o risco de morrer em decorrência da covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os pesquisadores descobriram também que os pacientes com doença gengival são internados em UTI com uma frequência 3,5 vezes superiore acabam necessitando de ventiladores pulmonares em uma frequência 4,5 vezes superior.


“Muitas vezes, a doença periodontalnão manda sinais. Existe paciente que não está com a gengiva sangrando, não tem mau hálito e, mesmo assim, tem perda óssea e está com periodontite. A gente chama de periodontite silenciosa”, explica a cirurgiã dentista Rose Marques.


Para evitar o surgimento da doença, medidas de higiene são fundamentais, como escovar os dentes com creme dental fluoretado, após as refeições e utilizar o fio dental, além de não fumar.


“É muito importante a pessoa fazer um check-up após os 40 anos”. Segundo a dentista, a periodontite é uma doença muito comum entre a população adulta e o descaso com o problema pode resultar com a perda dos dentes e no desenvolvimento de doenças sistêmicas.


Logo A Tribuna
Newsletter