Novembro Azul: veterinária de Santos alerta que mês de prevenção também é para pets

Hiperplasia da próstata atinge mais os cães não castrados, principalmente os idosos

Por: Beatriz Araujo  -  21/11/21  -  08:22
Atualizado em 21/11/21 - 15:45
Cães e gatos também merecem atenção
Cães e gatos também merecem atenção   Foto: Reprodução/Pixabay

Cães e gatos também merecem atenção especial no Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata. É possível detectar precocemente a hiperplasia prostática benigna (HPB), que atinge mais os cães não castrados, principalmente os idosos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Com a doença, há um aumento no tamanho da próstata do bichinho e é comum haver sangue na urina, dificuldade de urinar e defecar. Portanto, além de o tutor ficar alerta a esses sinais, deve providenciar exames de rotina de forma preventiva, como os de urina, palpação retal e ultrassom abdominal.


De acordo com a médica-veterinária Fernanda Fonseca, do Centro Médico Veterinário da São Judas – Campus Unimonte, a HPB tem caráter benigno e, muitas vezes, pode ser resolvida com a castração do pet. “Felizmente, o câncer de próstata é extremamente raro em cães. E a castração, recomendada para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, é um procedimento acessível por meio de campanhas do Poder Público e de organizações não governamentais”, ressalta.


No Centro Médico Veterinário da São Judas, localizado na Rua Júlio de Mesquita, 184, na Vila Mathias, em Santos, é possível fazer o procedimento de castração do seu pet de forma acessível. Além disso, em prol da causa do Novembro Azul, está sendo realizada uma campanha de avaliações com os profissionais do espaço ao longo do mês. Os tutores interessados devem entrar em contato para agendar um horário para avaliação dos seus bichinhos.


O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 21 horas. Aos sábados, o local funciona das 8h30 às 11 horas. O contato pode ser feito por meio do telefone 3228-2121 ou por meio do Facebook São Judas Centro Médico Veterinário.


Logo A Tribuna