Mural Pet: gatos abandonados junto a outros 20 felinos são resgatados, cuidados e ganham novo lar

Os felinos André e Thiago foram acolhidos pela Ong Viva Bicho e agora alegram a casa de Leila Abreu

Por: Beatriz Araujo  -  11/07/21  -  18:28
  Felinos resgatados transformam lar
Felinos resgatados transformam lar   Foto: Alexsander Ferraz

Os gatinhos André e Thiago, que têm em torno de 2 anos de idade, agora vivem felizes, saudáveis e aconchegados na casa de Leila Abreu, a nova tutora da dupla. Mas a história dos dois não foi sempre serena assim. No ano passado, eles foram encontrados pela ONG Viva Bicho (@ongvivabichosantos) abandonados junto a outros 22 gatos em uma casa em Praia Grande. Os bichinhos estavam com caquexia, pulgas e sarna.


De acordo com depoimentos de membros da ONG, os felinos chegaram até a praticar canibalismo – se alimentando de outros gatos conforme eles morriam, por conta da situação precária em que estavam. A Viva Bicho os resgatou e os acolheu, tratando da saúde de todos para deixá-los prontos para serem adotados e recomeçarem as suas vidas em novos lares.


Leila, que trabalha como assessora de comunicação na ONG, acompanhou todo esse processo, mas não tinha a intenção de adotar – por já ter outros 11 gatos em sua casa. Mas, em meio à necessidade do momento, ela decidiu oferecer um “lar temporário” para André e Thiago. “Até que eles foram ficando bons, apaixonantes e parece que pediam para ficar comigo”, conta.


Um dia, então, ela abriu a porta do quarto em que cuidava dos dois, separados dos demais, e a dupla se misturou com os gatos da casa “como se sempre tivessem morado lá, sem qualquer agressividade de ambas as partes”.


Para Leila, que entende de comportamento felino, esse era o sinal de que aqueles gatos não deveriam se separar mais. A adoção aconteceu há cerca de seis meses e, desde então, a relação entre Leila, o siamês André e o pretinho Thiago segue a surpreendendo.


“É como se eles já tivessem sido meus em algum momento”, diz, emocionada. Todas as noites, os três dormem juntos, e Leila diz que precisa “segurar a mão deles” para que consigam descansar sossegados. “É incrível. Eles são maravilhosos”.


Adote

A maioria dos outros gatos que foram resgatados junto a André e Thiago, em condições precárias, seguem aguardando por chances para recomeçarem. Agora eles já estão tratados, vacinados, vermifugados e castrados, 'prontos' para irem a novos lares. Interessados devem entrar em contato com a Viva Bicho (Rua Silva Jardim, 333, Vila Mathias) pelo WhatsApp (11) 98500-2509.


Logo A Tribuna
Newsletter