Moda Pet ganha corações na Baixada Santista

Cachorros modelos e tutores empreendedores se aventuram no estilo de vida do universo pet fashion

Por: Beatriz Araujo  -  03/10/21  -  16:13
 A dica de Katia, tutora de Iron, quanto ao mercado fashion pet é buscar inovar, sempre tendo amor e prazer ao iniciar um projeto
A dica de Katia, tutora de Iron, quanto ao mercado fashion pet é buscar inovar, sempre tendo amor e prazer ao iniciar um projeto   Foto: Amanda Paes/Divulgação

Há um segmento do mercado pet que tem conquistado cada vez mais o coração dos tutores e dos bichinhos: o da moda. Na Baixada Santista, esse mundo fashion é latente, com empreendedores que apostam na área e, também, com os animais encantando o público com suas poses nas redes sociais.


O dogue alemão Iron, de 6 anos, e a sua tutora, Katia Otero, de 57, foram um dos pioneiros nesse mercado em Santos, há cerca de seis anos. Tudo fluiu quando eles começaram a ter uma nova “vida social pet”. Katia, que sempre sonhou em ter um dogue alemão como companheiro, conta que eles começaram a ir a eventos, aniversários e viagens com “aumigos”. O problema é que ela não encontrava nenhuma roupa legal para Iron. “Afinal, achar algo que caiba num cão de 70kg com 1,90m de altura não é tarefa fácil”.


Então, ela começou a criar peças próprias para Iron, combinando-as com roupas que usava. “Foi um sucesso”, afirma. Agora, Katia é administradora da empresa santista Thanks Dog (@tksdog, com mais de 34 mil seguidores no Instagram), referência em looks e acessórios em sintonia para pets e tutores. “É tudo muito gratificante: as amizades que vieram, a convivência com os animais e poder ajudar outros gatos e cachorros menos favorecidos com eventos e desfiles que revertem renda para eles”.


Em paralelo, nas redes sociais, o Iron (@iron.o.grande) também brilhou. No início, Katia compartilhava fotos dele e as pessoas ficavam curiosas sobre o cachorro de grande porte, que vive em um apartamento.


No TikTok, seu perfil possui quase 1 milhão de seguidores e há mais de 30 mil no Instagram. Apesar de tudo proporcionar experiências profissionais, Katia ressalta que não adapta o estilo de vida dos dois ao trabalho, “mas o trabalho ao nosso estilo de vida, então fica mais fácil”.


 Melannie, Pandora e Benjamin são os top models da Maloqueiras Dog Store
Melannie, Pandora e Benjamin são os top models da Maloqueiras Dog Store   Foto: Arquivo pessoal

Outra família multiespécie imersa no meio fashion é a de Talles Nathan Casadei, de 29 anos, com os dog models Melannie (yorkshire terrier de 3 anos), Pandora (sem raça definida de 9 anos) e Benjamin (yorkshire de 1 ano).


Tudo começou com a criação de um perfil no Instagram inicialmente de Melannie (@maloqueirasdogs, hoje com 27,5 mil seguidores). Por lá, marcas passaram a procurar por Thalles para produzir fotos com roupas, acessórios e diversos produtos do universo pet. “Eles se divertem comigo e o tempo deles também é respeitado”, comenta.


“Foi assim que surgiu meu sonho de levar essa experiência – de ver os filhos de quatro patas desfilando por aí – para as casas de mais pessoas”. No início do ano, esse projeto virou realidade: o e-commerce Maloqueiras Dog Store. Nele, são vendidas as mais variadas roupinhas, fantasias e acessórios como óculos de sol e lacinhos para os pets.


Virou tradição

Há dois outros cachorrinhos de Santos que têm se destacado nas passarelas pets. O dachshund arlequim (salsicha como a raça é conhecida popularmente) Toddy, de 3 anos, e sua filha, Luna, de 1. A tutora deles, que os considera como filho e neta, é Tatiana Fernandes, de 41 anos.


 Os “salsichas” Luna e Toddy amam posar para a sua tutora, Tatiana Fernandes
Os “salsichas” Luna e Toddy amam posar para a sua tutora, Tatiana Fernandes   Foto: Arquivo pessoal

Ela explica que, ao participar de “encãontros” de cachorros e fazer amizade com outros tutores e pessoas de lojas de pets, a inserção da dupla no mundo de dog model foi natural. Hoje, Toddy já ganhou concursos e foi premiado em desfiles de moda. “Ele gosta de modelar. Quando coloco uma roupa, óculos, boné e o que for, ele fica feliz e corre para frente do seu closet, para posar para a foto”, conta.


Essa “montagem” de looks também se transformou em uma tradição em família, em festas de aniversário. Anualmente, são feitas comemorações temáticas para os dois cachorros. A primeira teve o tema circo; a segunda, realeza e a última, neste ano, Carnaval. Além de reunir aumigos que os dois adquiriram ao longo dessa trajetória na moda pet, os eventos também têm caráter beneficente. Tudo é mostrado no Instagram da dupla @toddy.arlequim (com mais de 13 mil seguidores).


Logo A Tribuna
Newsletter