Make X Óculos: saiba como valorizar os dois

Dicas são de Luiza Castro, make up artist e designer, para AT Revista

Por: Luiza Castro  -  14/11/21  -  15:43
 Make X Óculos: Confira dicas de Luiza Castro
Make X Óculos: Confira dicas de Luiza Castro   Foto: Caio Sá/Divulgação

Um dos grandes dilemas de quem usa óculos é conseguir se maquiar. Se a pessoa não enxerga de perto, ela acaba sofrendo com o espelho. A luz também atrapalha e a maquiagem custa a ficar do jeito desejado. A boa notícia é que, se você não pode utilizar lente, já existem óculos específicos para a hora do make.


Essa armação é vendida em lojas especializadas, que trabalham com esse item exclusivo para os amantes da maquiagem. Você pode mandar fazer com lentes do seu grau e se livrar do espelho de aumento. Ufa! E na hora de escolher a sua maquiagem, você sabe exatamente o que combina com sua armação, seu grau e simetria facial? Devemos pensar em algumas questões antes de preparar o make para que o conjunto não fique over, ultrapassado ou nada a ver com o seu estilo e o que deseja transmitir.


Armação

Se você gosta de mostrar a sua maquiagem, opte por armações que são mais discretas. Se o material de sua preferência for o acetato, procure óculos do seu estilo com estrutura transparente. Essa tendência está super em alta e dá um ar estiloso ao look, além de exibir bem o seu make.

Outra armação legal para mostrar a maquiagem é a com aro de metal. Ela é fina, discreta e evidencia seu rosto e seu make. Eu particularmente amo esse tipo de armação. Agora, as armações que têm cores fortes, como preto, vermelho, verde e rosa, chamam mais atenção para os óculos do que para o seu rosto. Então, a maquiagem que você fizer não vai aparecer muito, porque a armação sempre vai chegar na frente. Isso não é um “problema”; apenas significa que, mesmo que você gaste horas fazendo o seu make nos olhos, ele não ficará em evidência.

Lente

A sua lente é fundo de garrafa ou fininha? Isso faz uma grande diferença no resultado final da maquiagem. Se você tem um grau muito alto e precisa usar uma lente grossa, talvez seja interessante investir em uma com tecnologia e que seja fina.Dessa maneira, você garante mais conforto e seu make vai ficar mais em evidência.

Já que a lente grossa deixa o seu olho menor, evidenciando menos a maquiagem. Quanto mais fina for a lente, melhor será para exibir a beleza dos seus olhos.

Como maquiar

Se a armação dos seus óculos chama mais atenção do que o seu rosto, opte por uma maquiagem leve nos olhos. Uma sombra marrom clara no côncavo e rímel já são ótimos aliados para ressaltar a sua beleza.

Mas, se os seus olhos forem pequenos, aposte em sombras brilhantes e claras, como a do tom champanhe. Dessa forma, os seus olhos vão parecer maiores, pois colocamos luz na pálpebra móvel. Evite lápis preto e sombras escuras – esses produtos vão diminuir mais ainda o seu olhar.

Em compensação, se os seus óculos chamam menos atenção do que o seu rosto, você pode usar e abusar da maquiagem. Aposte nas cores e se jogue na criatividade.

Tenha em mente que dá tanto para preparar um make simples quanto um mais elaborado, desde que, nos dois casos, você capriche nas cores e no brilho.

Com essas dicas para ajudar na escolha da armação e com as idas ao oftalmologista em dia, você vai arrasar! Não deixe de me contar o que achou dos toques, mandando mensagem no Instagram (@atrevistasantos e @luizacastromakeupdesigner).


Logo A Tribuna