Irritação, alergia e sensibilidade? Aprenda sobre cuidados com a pele no inverno

É comum o aumento de doenças como dermatites e eczemas durante os dias mais frios

Por: Brenda Bento  -  23/05/21  -  15:16
Atualizado em 23/05/21 - 15:53
     Aprenda sobre cuidados com a pele no inverno
Aprenda sobre cuidados com a pele no inverno   Foto: Adobe Stock

Você sente irritação, alergia, sensibilidade e até coceira na pele durante os períodos mais frios? A dermatologista Carolina Zaparoli explica que é muito comum o aumento de doenças como dermatite atópica, dermatite seborreica, psoríase, dermatite de mãos, eczemas, entre outras durante o inverno.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo ela, a nossa pele tem a barreira de proteção prejudicada nos dias mais frios. “Uma das causas é a diminuição das filagrinas – tipo de proteína importante para a hidratação natural da pele –, o que leva para uma textura seca e escamosa, aumentando a ação de micro-organismos e infecções”.


A dermatologista reforça que a pele da bochecha e a das mãos são as mais prejudicadas pela variação da temperatura. Portanto, é bom não relaxar nos cuidados com essas áreas. Tem mais: os lábios também costumam ressecar muito no inverno e precisam de uma atenção especial.


Se você gosta de banhos quentes e demorados, a recomendação é evitá-los. Ainda no banho, é importante não se ensaboar demais e não usar buchas que contribuam para alterar a composição do manto hidrolipídico, que é o hidratante natural produzido pelo organismo e que protege a pele.


Vale dizer que, durante o inverno, a esfoliação pode favorecer ainda mais o ressecamento da pele. Por isso, nada de utilizar esponjas, buchas e sabonetes esfoliantes. Outra dica é aplicar um hidratante logo após sair do box e, se possível, ainda no banheiro, pois o vapor pós-banho auxilia na penetração do creme na pele. “Abuse de hidratantes e cremes que contenham na fórmula substâncias como glicerina, vaselina e lanolina”, explica Carolina Zaparoli.


E é recomendável hidratar as mãos várias vezes ao dia e usar luvas durante serviços domésticos. Os lábios também pedem hidratantes para não rachar.


Logo A Tribuna
Newsletter