Fique bem: É preciso aquecer para evitar lesões

O aquecimento do corpo é fundamental antes da prática do exercício físico, principalmente nos dias de temperatura baixa

Por: Brenda Bento  -  05/09/21  -  16:25
 Para evitar lesões, o aquecimento do corpo é fundamental antes da prática do exercício físico, principalmente nos dias de temperatura mais baixa
Para evitar lesões, o aquecimento do corpo é fundamental antes da prática do exercício físico, principalmente nos dias de temperatura mais baixa   Foto: Unsplash

O educador físico pós-graduado em prevenção de lesões músculo esquelética, Pablo Campos, explica que o aquecimento deve ser realizado antes de qualquer atividade física, porém, nos dias mais frios ele requer maior atenção. “Para aqueles que realizam corridas, o aquecimento deve iniciar-se de forma leve, exemplo, caminhada rápida com movimento dos braços. Já os praticantes de exercícios de força, na academia, podem começar com um breve aquecimento na esteira ou bicicleta e a seguir movimentos com grande amplitude articular, com pouca ou nenhuma carga.”


Campos reforça que, apesar de transpirarmos menos no inverno, o corpo necessita de hidratação. Além disso, ele destaque que outro fator importante é a manutenção da balança energética estável, ou seja, o equilíbrio entre ingestão e gasto calórico, para tornar a prática de atividade física saudável e segura.


Em relação aos pacientes com cardiopatias, hipertensão ou pessoas com dificuldade para aquecer o corpo, o educador físico recomenda que os treinos sejam realizados no final da manhã ou no meio da tarde, em períodos que o frio é mais ameno.


Benefícios
Independentemente da estação do ano, fazer atividade física tem muitas vantagens e benefícios. “Os benefícios são praticamente os mesmos, mas com a temperatura mais amena tendemos a cansar menos, pois a temperatura corporal não eleva com tanta facilidade, fazendo com que suportemos melhor o esforço físico, principalmente, nas atividades aeróbicas.”


A cautela ao realizar exercícios físicos no inverno deve ser ainda maior. O educador físico explica que nos dias rios os vasos sanguíneos tendem a ficar naturalmente mais contraídos, o que compromete a circulação. “Assim, o sangue oxigenado tem dificuldade de chegar ao coração, fazendo com que o músculo cardíaco precise trabalhar mais para cumprir sua função de maneira adequada. Com vasos mais estreitos, aumenta também a pressão arterial, sobrecarregando ainda mais o músculo cardíaco.”


Campos também recomenda o consumo de água ao longo do dia mesmo sem ter sede, pois durante o inverno a tendência é sentir menos vontade de ingerir líquidos. “Ficar atento à secura na língua, prisão de ventre, sonolência repentina, podem ser sinais de desidratação.”


Mais dicas
O também educador físico Eduardo Netto listou alguns cuidados importantes antes do treino durante os dias mais frios, entre eles, o tempo de aquecimento para ativar a musculatura, favorecendo a circulação sanguínea e aumentando a temperatura corporal. Para ele, o treino em casa é uma boa opção, mas é fundamental ter espaço para não esbarrar em nada.


Netto também destaca a importância de encontrar uma motivação para treinar, mesmo durante os dias mais frios. "Mesmo nos dias em que a preguiça apertar, procure os horários em que o frio é menos intenso, a hora do almoço pode ser uma ótima opção, foque nos benefícios mentais proporcionados pelo exercícios: melhora da memória, concentração, qualidade do sono, elevação do humor e aumento da disposição física e mental."


Lesões mais comuns

O médico ortopedista Sérgio Maurício afirma que as lesões mais comuns durante as atividades físicas acontecem na corrida, ciclismo e natação por causa do movimento repetitivo, causando tendinite e estiramento muscular.


"Na corrida, por ocorrer impacto, as sobrecargas são maiores, com maior incidência de lesões, principalmente nos pés, tornozelos e joelhos. Na musculação, predominam as lesões por sobrecarga com microruptura de fibras pelo excesso de peso. Ocorrem também lesões por má execução dos movimentos, seja por falta de supervisão ou pelo despreparo para o exercício realizado. É comum o surgimento de dores nos joelhos e na lombar quando os agachamentos não são bem realizados".


Para evitar as lesões, o ortopedista reforça que durante o inverno a musculatura está mais contraída e em temperaturas mais baixas as articulações rígidas, por isso, ele recomenda que sejam feitos exercícios repetidos com foco em mobilidade articular e alongamento, gastando de 20 a 30 segundos em cada movimento, para promover lenta distinção de suas fibras.


Logo A Tribuna
Newsletter