Fernando Torquatto ensina truques de beleza das celebridades

Beauty artist e fotógrafo santista também dá dicas para arrasar no make mesmo usando máscara

Por: Stevens Standke  -  07/02/21  -  11:30
  Foto: Divulgação

Fernando Torquatto sempre gostou de arte. Mas acredite: o santista, que se tornou fotógrafo e beauty artist de diversas celebridades, na adolescência não pensava de jeito nenhum em ser maquiador. “Até cogitei ser pintor, porque gostava de desenhar. Como era um cara mais fechado, tentei fazer teatro, só que não me adequei muito a esse universo. Também cheguei a ter uma banda, o que, de certa forma, me causava um desconforto”, conta Torquatto, que, por um período, trabalhou como vendedor numa loja e modelo.


Para cursar a faculdade de Comunicação Visual, ele se mudou de Santos para o Rio de Janeiro e, nas aulas, começou a maquiar de brincadeira as pessoas que fotografava para as atividades acadêmicas. “Eu convidava gente do campus para fazer os ensaios. Utilizava os produtos da minha mãe para maquiar as pessoas. Tinha facilidade, pois, além de desenhar, costumava analisar as revistas de moda”. Assim, a maquiagem virou a profissão de Torquatto, que sempre levava a sua máquina fotográfica para registrar os makes que fazia. “Meu pai fotografava por hobby. Com o tempo, o fato de eu gostar tanto de maquiagem quanto de fotografia se tornou um combo poderoso, que me colocou em um outro patamar. Tudo começou,em 2004, quando fui cuidar da caracterização dos personagens de Da Cor do Pecado, primeira novela da Globo em que trabalhei.A (jornalista) Joyce Pascowitch quis publicar foto que tirei do Reynaldo Gianecchini e, depois disso, recebi convite para ter coluna na revista Quem, para clicar famosos, mostrando transformações que fazia neles”.


A partir daí, Torquatto foi chamado para apresentar programas de beleza no GNT, ajudou no desenvolvimento de alguns produtos de O Boticário, dirigiu clipe da cantora Preta Gile lançou dois livros, um delessobre os seus 25 anos de carreira. Hoje, além de integrar a equipede caracterização das novelas da Globo, tem um salão no Rio, o FT Beauty Concept; prepara exposição sobre a beleza negra, e faz planos para retomar o lado apresentador, em uma plataforma de streaming ou no YouTube.


Na entrevista,o beauty artist e fotógrafo, de 50 anos, dá dicas de beleza para o dia a dia. Ainda ensina truques para quem quer assumir os fios grisalhos e diz como conduzir a transição capilar sem estresse.


CORONAVÍRUS Quais foram os principais reflexos da pandemia na indústria da beleza?


Acho que as pessoas andavam meio no automático, não só com relação ao que consumiam como até com as próprias vidas. Mas, com a pandemia, houve uma mudança drástica. De uma hora para outra, todo mundo se viu em casa e, para a mulher, usar maquiagem deixou de ser algo tão necessário. Sem falar que ficou complicado para manter a cor do cabelo, e muita gente se deu conta da quantidade de fios brancos que tinha. Com isso, aconteceu algo positivo: além de entrar em contato com quem é de verdade, cada pessoa ficou livre para seguir o caminho da beleza que acredita que é melhor. Por um lado, a venda de maquiagem obviamente caiu. Basta ver que o batom – que sempre foi o item mais comercializado, porque as mulheres costumam comprar as cores por impulso – perdeu espaço significativo. Em compensação, aumentou o autocuidado. A busca por tratamentos de pele, enfim, a indústria de skincare cresceu.


Isso tem a ver com o fato dea máscara exigir um maiorcuidado com a pele do rosto?


Sim! Mas as pessoas também perceberam que não estavam se cuidando como deviam, pois, quando você utiliza maquiagem todo dia, o make vira uma espécie de máscara social, ele deixa de ser apenas uma forma de se embelezar e melhorar a autoestima. Comodá para passar o corretivo para disfarçar manchas ou problemas, você acaba adiando tratamentosde pele que devia fazer. Aí, quando começa a se ver todo dia sem maquiagem, entende que precisa cuidar mais de si mesmo e quea pele também é reflexo da sua alimentação. Sinceramente, acho que, com a pandemia, a maioria das pessoas buscou mais equilíbrio nas suas vidas, tentou se melhorar e ter um encontro mais positivo consigo mesma. Algumas ainda passarama olhar, de maneira mais generosa, para questões que antes incomodavam demais.


GRISALHO A pandemia fez comque os movimentos de transição capilar e de deixar os fios brancos ficassem ainda mais fortes?


Sem dúvida. Reforçou o movimento de valorização da diversidade,de você se amar do jeito que é, tendo consciência positiva do seu corpo. A intensificação dessa onda se deveu principalmente à falta de recursos, no período de maior isolamento social. Só que, embora vejamos celebridades aderindo aos fios brancos, precisamos entender que o cabelo grisalho não é para qualquer um. Algumas mulheres não ficam bem com os fios brancos. Também não recomendo deixar o grisalho se você não vai cuidar do cabelo, mantendo um corte bacana, porque, às vezes, os fios brancos abatem, nos envelhecem mesmo.


Quais critérios devem ser levados em conta para aderir ao grisalho?


Tudo vai depender, basicamente,da personalidade da pessoa. Tem gente que encara o cabelo branco como parte natural da vida e do amadurecimento. Sempre devemos nos sentir confortáveis não só com o nosso visual como com qualquer coisa que definimos para a nossa vida. Há um aspecto curioso aí: a maioria das pessoas que assumem os fios grisalhos normalmente não gosta de usar tanta maquiagem.


Pelo jeito, o cabelo branco não é tão prático como muita gente pensa.


Ao colorir os fios, devolvemos proteínas e outros nutrientes queo cabelo perde com o passar do tempo. Por isso, apesar de alguns cabelos brancos ficarem bonitos naturalmente, há os que têm ressecamento, falta de brilho, que amarelam e, consequentemente, dão trabalho. Em geral, não é só deixar os fios crescerem e achar que o visual grisalho vai ficar ótimo. Terá um custo para isso: você vai precisar hidratar o cabelo, tratar... Mas será algo menos escravizante do que manter a coloração em dia.


CACHOS E o que indica para quem deseja fazer a transição capilar?


Com a queda da ditadura do cabelo liso e da progressiva, os fios cacheados e crespos estão em um momento importante. A mulher pode tanto deixar o visual natural, cacheado, como, se quiser, tem como alisar os fios para certas ocasiões. Mas o processo de transição capilar é um pouco complicado, pois uma parte do cabelo fica lisa e a outra, cacheada. Deve-se ter paciência ou, então, fazer corte mais curto, que permita ir liberando as pontas mais lisas. Outra opção é dar uma cacheada nessas pontas, para que combinem com os fios que estão nascendo. Dependendo do caso, demora um ano para completar o processo de transição. Agora, se a mulher não aguenta mais o visual antigo, pode fazer corte que a livre de uma vez só dos fios alisados. De qualquer modo, é bom lembrar que os cabelos crespos e cacheadossão sensíveis e, às vezes, ficam ressecados. Eles sempre pedem cuidados, como hidratação, um produto para definir os cachos...


TRUQUES Você está habituado a produzir e fotografar celebridades. Que segredos de beleza das famosas podem ser incorporados pelas mulheres no dia a dia?


As celebridades cuidam bastante da pele, pois é o cartão de visitas delas. Ainda mais que, na era da captação digital de imagem, tudo ficou mais cruel. No dia a dia, elas usam pouca maquiagem. Muitas utilizam até filtro solar com cor, para ficar com um visual bonito e natural em eventos rápidos ou para aparecer na internet. A maioria não abre mão do rímel, por valorizar o olhar, dispensando um make mais completo. As famosas também se preocupam em ter as sobrancelhas sempre bem feitas, com desenho bacana, não tão marcadas. Essa é uma outra maneira de valorizaro olhar. E se as sobrancelhas estão com falha, o recurso mais procurado é a micropigmentação.A maior parte das celebridades gosta muito do blush cremoso,já que se mistura com o protetor solar e dá um aspecto bemnatural. De preferência emtom goiaba, rosa ou pêssego.Várias adoram usar balm hidratante com cor para os lábios, em especial os rosados e laranjas. Ou, então, põem uma gotinhade gloss ou de batom líquido no lábio e espalham com o dedo.E elas sempre têm um bom corretivo, levemente mais clarodo que a tonalidade da pele –esse é o produto número umpara salvar qualquer pessoa.


Quais são os deslizes mais comuns que as mulheres cometem?


Na ânsia de deixar a sobrancelha mais marcada, algumas carregam demais na mão, na maquiagem local ou fazem a micropigmentação do jeito errado. Assim, o resultado fica artificial. Também há aquelas que, mesmo tendo cabelo claro, deixam a sobrancelha bem escura, pesada. Outro deslize recorrente acontece no implante de cílios. Esse é um processo maravilhoso, que dura 15 dias, só que tem gente que enche demais ou coloca cílios muito grandes. Aí, a pessoa parece uma boneca, o que fica antiquado, feio. Tem mais um ponto que eu gostaria de destacar: o hábito de fazer maquiagem pesada. Diversas mulheres vão no embalo das influencers de beleza e exageram na quantidade de produto. Elas não se dão conta de que boa parte das influenciadoras carrega no make, porque está vendendo produtos.Eu, particularmente, nuncagostei de maquiagem pesada.


O que não pode faltar nanécessaire de qualquer mulher?


Água termal; protetor solar com ou sem cor e não muito oleoso, para não ficar evidente; base líquida, de tom que combine com o rosto; um corretivo; um duo de sombras– marrom e bege –, que pode ser mais claro, no caso de a pele ser mais clara, ou escuro, se for mais escura. Também vale a pena ter uma máscara para cílios preta, para realçar legal, e lápis de olho, geralmente marrom – para negras, indico o preto. Para completar, uma sombra marrom escura e um pincel para aplicá-la, de preferência chanfrado; um blush; um produto para a boca; e um iluminador líquido. Eu não gosto muito de pó, mas, às vezes, é bom ter um fininho na nécessaire, para dar um retoque na zona T (testa, nariz e queixo).


Pode dar uma dica para valorizar o rosto mesmo utilizando máscara?


Sugiro usar lápis ou delineador bacana. E esses produtos não precisam só ser pretos, podem ser coloridos. O que também é uma forma de a mulher mostrar asua personalidade. Adicione ainda uma máscara para cílios e nadade descuidar das sobrancelhas.


Logo A Tribuna
Newsletter