Dossiê de linguagem neutra e inclusiva chegará ao Brasil no ano que vem

Publicação foi lançada em Portugal neste domingo (3)

Por: Júnior Batista  -  03/10/21  -  15:51
Atualizado em 03/10/21 - 15:54
 Linguagem inclusiva
Linguagem inclusiva   Foto: Divulgação

Como criadores e precursores da linguagem neutra no Brasil, o Instituto Ssex BBox (gênero e sexualidade fora da caixa) e a Divertisity Bbox (consultoria especializada para a equidade social e para a promoção da diversidade em corporações e instituições) lançam, neste domingo (3), em Portugal, oDossiê de Linguagem Neutra e Inclusiva, de Pri Bertucci.


No Brasil, o lançamento está previsto para o início de 2022. A publicação é inédita e aborda temas como acessibilidade, empatia, dialetos da comunidade LGBTQIA+, binarismo gramatical, práticas, aprendizados, entre outros.


Um dos intuitos é também servir de guia para poder ser usado em espaços públicos e escolas. “A linguagem também muda a alta velocidade. A maneira correta de falar sobre as pessoas, sobre as suas identidades, gêneros, corpos e geografias está em constante movimento. As terminologias contidas neste dossiê, mesmo que definidas com precisão, podem ser transformadas, ressignificadas, substituídas ou até mesmo extintas. Portanto, sabemos que, ao escrever esse documento, nós estamos criando algo instantaneamente datado. Ainda assim, o conhecimento contido nessas páginas é necessário e urgente”, diz Pri Bertucci.


Logo A Tribuna
Newsletter