Dormir bem afasta o risco de doenças crônicas; veja dicas

Evitar cafeína, álcool e escolher bem os alimentos ajuda a ter uma boa noite de sono

Por: Da Redação  -  24/01/21  -  11:00
O sono é fundamental para prevenção de doenças
O sono é fundamental para prevenção de doenças   Foto: Adobe Stock

Uma boa noitede sono pode reduzir o risco de desenvolver certas doenças crônicas, ajudar a mantero cérebro saudável e estimular o sistema imunológico. Há algumas estratégias que podem incrementar esse processo, como ajustes na alimentação. A nutricionista MaríliaZagatodá dicas para cair no sono mais rápido:


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Respeite ohorário


O ideal é que a última refeição seja feita de duas a três horas antes de dormir. Deitar logo após comer pode causar problemas digestivos, como refluxo. “Prefira opções mais leves, como caldos, sopas, saladas, proteínas magras e grãos integrais”.


De olho nacafeína


Que essa substância pode atrapalhar a hora de dormir não é novidade. Mas,além das fontes óbvias, como chocolate, café pretoe refrigerante, medicamentos, como analgésicos e diuréticos, podem conter cafeína. “A falta de sonoainda tem como contribuir para o ganho de peso”.


Acerte o seucardápio


Uma dieta equilibrada oferece um sono mais reparador. Adicione folhas verdes, como espinafre e couve, ao jantar. Elas são ricas em magnésio e potássio, nutrientes que contribuem com o sono.Outra alternativa leve e saudável são os cogumelos,que possuem altos níveis de vitamina D e selênio, essenciais ao corpo. Peixes, como salmão e atum, garantem vitamina D e ômega 3, melhorando o sono.


Consumo de álcool


A bebida alcoólica pode ajudara adormecer, mas deixa a noite mais agitada e diminui a qualidade do sono. “Evite de 4 a 6 horas antes de deitar”.


Logo A Tribuna
Newsletter