Designer santista é selecionada para o Festival SPFW+ Regeneração

Beatriz Ferreiro foi uma das selecionadas para o projeto, lançado na Semana de Moda

Por: Fernanda Lopes  -  05/09/21  -  11:58
 Beatriz Ferreiro é dona da Biaquefez, selecionada no projeto Festival SPFW + Regeneração.
Beatriz Ferreiro é dona da Biaquefez, selecionada no projeto Festival SPFW + Regeneração.   Foto: Divulgação

A designer de moda santista Beatriz Ferreiro, da marca Biaquefez, foi uma das selecionadas do projeto Festival SPFW + Regeneração, lançado na última edição da Semana de Moda de São Paulo com objetivo de criar conexões para promover o desenvolvimento e o protagonismo de núcleos criativos diversos e sustentáveis de todo o país.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Seis eixos serviram como ponto de partida para inspirar, provocar novos olhares, e para identificar e selecionar projetos criativos. Foram eles: diversidade e equidade racial; protagonismo feminino; empreendedorismo; sustentabilidade; inovação; e origem nas origens (cultura).


Quarenta e nove foram os escolhidos, levando em consideração a diversidade do grupo e observando suas áreas de atuação. Em 1 de setembro, iniciou-se uma jornada imersiva com mentorias e encontros exclusivos.


O objetivo é criar uma potente conexão para a transformação sustentável e social, a partir de uma visão plural, colaborativa e inclusiva, e revelar processos regenerativos que já estão acontecendo em todo o país, destacando a multiplicidade dos territórios criativos.


“Recebemos projetos de todas as regiões do país. A seleção buscou garantir a diversidade do grupo a partir dos pilares do projeto Regeneração. Foi muito bom ver a vontade de todos de construir um mundo melhor”, explica Graça Cabral, mentora e coordenadora do projeto SPFW + Regeneração.


SOBRE A BIAQUEFEZ
Beatriz Ferreiro é designer de moda pela Anhembi Morumbi e idealizadora da marca Biaquefez. Ela conta que se expressa artisticamente por meio de suas coleções utilizando técnicas de Moulage, estamparia artesanal, entre outras coisas. Também é tintureira. Atua com conhecimento milenar utilizando plantas nativas de origem renovável. Adquiriu experiência em diversas áreas como figurinista, diretora de arte, vendas, assistente de estilo e colagista.


Norteia seu trabalho acreditando na moda consciente em todas as questões de impacto social e ambiental. Seu lema é: “As melhores coisas são aquelas feitas de coração.”


Quando criança, gostava de inventar novas roupas para suas bonecas e customizar as próprias roupas. Já no curso de Design de Moda, criou a primeira marca de óculos de madeira do Brasil.


Com o tempo, acumulou experiências de trabalho no mercado. Desacreditada no rumo da indústria da moda convencional e no consumo desenfreado, foi convidada para participar de um evento de criadores em Santos e apresentar uma coleção autoral.


Assim nasceu a Biaquefez, um projeto que propõe qualidade ao invés de quantidade e acredita na roupa como forma de expressão artística, valorizando o trabalho manual. Em defesa de um mundo mais justo, que se importa com os seres humanos e o meio ambiente, a marca vem crescendo e se conectando com o propósito de cada vez mais pessoas.


Na Biaquefez, a sustentabilidade é levado em conta desde a escolha da matéria prima, colabs, forma de produção, utilização dos recursos locais até a entrega dos produtos e retorno de peças. Todo o material é aproveitado através de uma linha upcycling e parcerias.


A Biaquefez é uma solução no mercado de moda que aplica os conceitos projetados para o futuro. Ações sustentáveis, moda circular, slow fashion, upcycling e valorização da mão de obra local. Desta forma, provoca mudança no presente, sendo um agente local de transformação global.


Logo A Tribuna
Newsletter