Décor dos anos 70 volta com tudo; saiba qual

Durante o isolamento, muita gente quis deixar a casa mais confortável

Por: Por Thaís Lyra  -  07/03/21  -  18:38
Atualizado em 19/04/21 - 17:16
 O macramê é uma técnica feita com as mãos que tem ganhado adeptos
O macramê é uma técnica feita com as mãos que tem ganhado adeptos   Foto: Divulgação

A pandemia trouxe a necessidadedo isolamento e a casa passoua ser um refúgio. Por isso, muitas pessoas investiram em ambientes aconchegantes e acolhedores.E o uso de peças em linhas, lãs e cordas ajuda a dar um ar confortável e ainda remete ao conceitode brasilidade, tão na moda.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Uma das técnicas mais representativas nesse sentido é o macramê, arte de tecercom nós. Ele é antigo e se aproxima do crochê, mas é inteiramente feito com as mãos, dispensando o usode agulhas. “É uma tecelagem manual, em que se trabalha com os dedos para cruzar e amarrar os fios, formando uma composição rica. Muitos acreditam que o macramê seja uma evolução dos nós,que ganharam um trabalho bem mais elaborado”, conta NathalieSerafin, estilista e CEO daThirtySevenTrend,marketplaceque prega a filosofiaslowfashione exalta artesãos brasileiros.


Para Larissa Leão, do Macramê daMamma(@macramedamamma), esse tipo de artesanato voltou a ser destaque por conta dos painéis que levam o estilobohochicou hippie chique para diversos ambientes. “Ele compõe a decoração da sala, pode ser usado como cabeceira de cama, para suspender as plantas, como suporte para luminárias,em almofadas, bolsas e acessórios”.


História de sucesso


A artesã conta que a procurapor macramê triplicou durantea quarentena. Tanto é que o queera um hobby virou trabalho. “Resolvi abrir um ateliê on-line,o Macramê daMamma. Eu me reinventei, transformei a dificuldade em arte, criando decoração comas mãos, com um bebê ao lado”, conta Larissa, mãe de Pedro,de 2 anos.


Segundo ela, é possível aplicar o estilo em diversos projetos, por meio de painéis, quadros em linhas de algodão, prateleiras... “Esse tipo de decoração caiu no gosto das pessoas novamente por valorizaro ambiente familiar. Além disso, existe a tendência de usar materiais naturais, que proporcionam uma sensação de bem-estar. Ele está presente em vários programas de TV e até na casa do Big Brother”.


Nesse universo de fios,omaxitricôtambém vem se destacando, lembra Nathalie,uma vez que remete a muito conforto. “Fica ótimo para mantase almofadas, como no ambiente da foto da página, criado por Dani Toledo, daDecoritYourself”.


De acordo com a estilista,a origem do macramê é indefinida, mas remete à pré-história, quando o ser humano aprendeu a amarrar fibras para se aquecer e criar objetos. Acredita-se que a palavra seja derivada do árabemigramah(ou franja, em português). Ainda no século 13, era comum que os tecelões árabes confeccionassem franjas para os seus camelos e cavalos, utilizando-as para afastar moscas dos animais. “Outros acreditam que o macramê deriva do turcomakrama, que significa toalha ou guardanapo”, diz Nathalie.


Cuidados com os fios


Por se tratar de um trabalhofeito à mão, é preciso ter uma atenção toda especial parasua conservação e limpeza.Larissa Leão garante que os cuidados são simples. “É indicado tirar o pó com frequência como espanador. Caso suje uma parte específica, lave só onde sujou.Pode realizar a lavagem à mãocom delicadeza e secar nasombra para conservar as cores. Contra o mau cheiro é recomendado desinfetante em spray”.


Logo A Tribuna
Newsletter