Conheça opções para sair do básico quando o assunto é pizza

Aumenta cada vez mais a quantidade de ingredientes e sabores diferentes

Por: Alcione Herzog  -  04/07/21  -  14:21
  Alcachofra e palmito sobre massa fina, coberta com muçarela de búfala e rodelas de tomate, receita da Paulo’s, em Guarujá
Alcachofra e palmito sobre massa fina, coberta com muçarela de búfala e rodelas de tomate, receita da Paulo’s, em Guarujá   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Nem mesmo a pandemia foi capaz de abalar a supremacia de um dos alimentos mais consumidos no mundo ocidental, principalmente quando o assunto é o cardápio de fim de semana. Versátil nas coberturas e nos tipos de massa, a pizza tem no calendário uma data só para ela.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


No próximo sábado, 10 de julho, quando se comemora o Dia da Pizza, empresários desse mercado também irão celebrar o consumo de mais de 1 milhão de unidades por dia nas mais de 40 mil pizzarias formais e informais em operação. Os dados são de pesquisa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Realizado no ano passado, o levantamento captou também como anda o paladar dos consumidores e mostrou que pelo segundo ano consecutivo a pizza de calabresa continua sendo a principal paixão nacional. Portuguesa e frango com catupiry seguem na segunda e na terceira colocações, respectivamente. Já a margherita caiu para o quarto lugar no ranking brasileiro.


E se você é do tipo que gosta de inovar nos sabores, na região não faltam opções para deixar o Dia da Pizza mais especial. Que tal enveredar pelo agridoce? Essa é a aposta da pizza Baronesa, da Cantina Liliana, em Santos, feita com uma massa fininha coberta por muçarela, queijo brie e geleia de damasco.


Gosta de um toque picante? Deborah Rodriguez Cunha, uma das proprietárias da casa, indica uma de suas prediletas. “Recomendo experimentar a Dedo de Moça, que leva os mesmos ingredientes usados na Baronesa, só que, em vez de geleia de damasco, vai a geleia de pimenta”.


Uma das mais recentes criações da Cantina Babbo Américo, que fica em Santos, também traz ingredientes que costumam surpreender os clientes cansados dos sabores tradicionais. Há cinco anos no cardápio, a Cremona mistura muçarela de búfala, queijo brie, abobrinha grelhada e amêndoas laminadas.


“A ideia surgiu quando eu comi um risoto delicioso que continha esses ingredientes. Na mesma hora, soube que eles seriam perfeitos para uma pizza”, lembra o proprietário da casa, Américo Junior.


E ele estava certo. A caçula das redondas do restaurante já figura no top 5 da preferência dos clientes. Embora seja bem conhecida, outra opção para fugir do básico é a pizza de champignon, muçarela, salame e molho rosé. “É a mais pedida do cardápio. Meu pai, Babbo Américo, criou essa pizza na década de 70, por causa de um grupo de estudantes de Medicina. Um dia, eles foram até o restaurante com o desejo de comer algo fora do trivial e meu pai usou a criatividade para conseguir atendê-los”, conta Américo Junior.


No empório e pizzaria Sétima Avenida, em Santos, famosa pelos mais de 100 tipos de pizza, não faltam coberturas inusitadas. Há 20 anos comandando o negócio, Rogério Galante Tiopisto acredita que a variedade do cardápio é o diferencial da casa. Ele gosta de incentivar os indecisos a provar novos sabores, sugerindo o formato da pizza três terços. Com três possibilidades de coberturas distintas, o pedido é uma boa tática para garantir que uma das escolhas seja menos comum.


Uma redonda que costuma agradar é a Berinjela da Mama, inspirada na matriarca da família. “Essa receita é uma adaptação do antepasto de berinjela da minha mãe. Sempre o adorei e, um dia, pensei que ficaria perfeito na massa de pizza. Hoje, é o nosso carro-chefe”, diz Rogério.


Além da berinjela condimentada com nozes, passas, pimentão, alho frito e especiarias, essa pizza ainda agrega muçarela de búfala, manjericão e parmesão.


Outra boa sugestão é a Agnes, com cream cheese e geleia de pimenta. “Essa dobradinha foi inspirada na minha filha, que é um doce de pessoa, mas pode virar uma pimentinha se pisarem no seu calo”, brinca o empresário.


E que tal saborear alcachofra cobrindo uma massa fina, junto a muçarela de búfala, palmito e rodelas de tomate? A combinação pode ser degustada no Restaurante Paulo’s, em Guarujá. “Nessa preparação, usamos o coração da alcachofra in natura para dar um sabor especial ao prato, o que fica diferente do produto em conserva. Os outros ingredientes ressaltam o sabor dessa nobre hortaliça”, conta o chefe de cozinha Paulo Moura.


Já os adeptos da pizza doce encontram no restaurante uma versão incrementada da redonda de banana, preparada com mel, canela e creme de leite.


Low Carb


Foi-se o tempo em que comer pizza significava derrapar na dieta. Quem está na batalha contra a balança e a fita métrica também pode ser feliz pedindo uma opção que leve a massa low carb ou integral e as coberturas lights.


Quase todos os estabelecimentos contam também com versões para vegetarianos ou veganos. A Sétima Avenida tem massa low carb feita com farinha de aveia, batata-doce in natura, farinha de amêndoa e fécula de batata. Uma outra opção combina os mesmos ingredientes, porém substitui a farinha de aveia pela farinha de berinjela.


“Teremos, em breve, algo inédito, que é a pizza com massa de tapioca. Já estamos em fase final de testes”, adianta Rogério Tiopisto.


Ainda na linha de redondas lights, uma boa pedida é a Salerno, da Cantina Liliana, com ricota, peito de peru, alho-poró e tomate cereja. Já a Burrata vem com queijo fresco cremoso, tomates confitados no azeite e azeitonas pretas.


“Já faz um tempo em que a tendência das pizzas é garantir uma massa mais leve, sem aquele aspecto de torta e com queijos não tão pesados”, pondera Deborah Rodriguez Cunha.


Para fazer em casa a sua versão diferentona e mais saudável, uma dica é apostar na cobertura à base de couve-flor cozida e ralada, presunto ralado, muçarela de búfala e queijo parmesão ralado. Para finalizar, azeitonas pretas e orégano a gosto.


Logo A Tribuna
Newsletter