Cinza e amarelo prometem fazer sucesso na decoração. Você curte a combinação?

As cores foram escolhidas pelo Instituto Pantone e prometem ser referência

Por: Por Thaís Lyra  -  31/01/21  -  18:00
As cores podem ser usadas em vários cômodos da casa
As cores podem ser usadas em vários cômodos da casa   Foto: Julia Herman (Divulgação)

Uma combinação que tem a sobriedade do cinza com a alegria do amarelo. Neste ano, oPantoneColorInstituteescolheu oUltimateGray e oIlluminating, dois tons que prometem ser referências na moda e, principalmente, na arquitetura.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


SegundoLeatriceEiseman, diretora-executiva do instituto,essas cores reforçam importante mensagem. “São diferentes elementos que se unem para expressar uma mensagemde força e de esperança, que é duradoura e edificante”.


Para quem deseja saber onde usar essa aposta daPantone, a arquiteta IsabellaNalondá a dica: “Esses tons cabem em todosos ambientes, desde cozinhas, passando por quartos, salas e varandas. E têm a vantagem de ser nogender, nem femininos,nem masculinos. Vão bem em espaços de adultos, adolescentes, jovens, crianças e bebês”.


Enquanto o cinza é atual e arrojado, o amarelo pontua décor alegre. “Dependendo da cor que o acompanha, o cinza pode ser sério ou feliz. Entendi como uma aposta daPantonejovem e positiva, tudo a ver com o que desejamos em 2021”, diz a arquiteta CristianeSchiavoni.


Mais atenção


O arquiteto Gabriel Fernandes não curtiu muito a escolha das cores. “Passamos por uma temporada mundialmente difícil. Eles deviam ter sido mais cuidadosos e sensíveis na opção. A proposta de ter duas tonalidades (geralmente é eleita apenas uma) foi realmente incrível, pois a força da união tem um significado forte para o momento. Mas o amarelo, uma cor complementar, que vibra demais,é sem sentido nenhum para um momento no qual a gente desejaser acalentado. Creio que eles queriam um tom para vibrar eum para segurar a vibração”.


Mesmo assim, o profissional frisa que o cinza é uma cor que sempre será bastante utilizada nos projetos para trazer neutralidade. “É tipoo pretinho básico, vai com tudo. Então, com qualquer tom que você usar, vai ficar harmonioso. Sozinho, o amarelo é muito vibrante, chama a atenção. Por isso, gosto de deixar cores fortes para detalhes, como numa almofada ou objeto decorativo e que ajuda na composição”.


Para Fernandes, como o amarelo é uma cor bem vibrante, é ideal para ambientes que pedem um pouco mais de energia. “Sabe aquele lugar para dar uma turbinada na galera? Aconselharia, por exemplo, utilizar na cozinha, pois é um local em que as pessoas estão sempre fazendo alguma coisa”. Já em cômodos que necessitam de mais sossego, a ideia é diminuir um pouco o tom e dar preferência para tonalidades mais amenas e suaves do amarelo.


Falando nisso, Gabriel Fernandes acha que dá para colocar mais cores nos projetos, além do combo cinzae amarelo. “Se é algo um pouco mais vibrante, a paleta do azulcom o amarelo funciona bem”.


Logo A Tribuna
Newsletter