Centro das atenções: confira dicas para que a mesinha de sala transforme o ambiente

A mesinha de centro de sala, além de muito útil no dia a dia, é um objeto de decoração

Por: Brenda Bento  -  19/09/21  -  09:37
 Flores frescas em vasos, livros, objetos de decoração e artesanato podem ser dispostos nas superfícies. Pode-se fazer também composição de mesas de diferentes tamanhos e materiais
Flores frescas em vasos, livros, objetos de decoração e artesanato podem ser dispostos nas superfícies. Pode-se fazer também composição de mesas de diferentes tamanhos e materiais   Foto: Evelyn Muller/ Divulgação

A mesa de centro é um importante item de decoração, tanto de áreas internas quanto das externas, e é geralmente usada para expor peças de arte, vasos com flores e até lembranças familiares ou de viagens. Ainda é um objeto utilitário para apoio.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A arquiteta Cristina Campos explica que a mesa de centro é recomendada para a sala de estar, e a altura do móvel costuma ser baixa. “No máximo 50 cm de altura para um fácil acesso aos objetos que estão sobre ela, não podendo ultrapassar a altura do assento do sofá. Como o nome diz, ela fica posicionada no centro da sala de estar com vasos, flores, velas, pequenos objetos e livros”.


Segundo Cristina, no mercado há uma grande variedade de opções. Ela observa que estão em alta as mesas componíveis, nas quais três mesas de altura diferentes, de formatos e até de materiais distintos formam um conjunto harmônico no centro da sala de estar. “Os designers de mobiliário têm investido toda criatividade nessa peça que vai dar um charme especial à decoração da casa”.


A arquiteta recomenda que a distância entre a mesa de centro e o sofá ou cadeira seja de 60 cm para uma melhor circulação pelo local. “O ideal é seguir essa medida para comprar uma mesa de centro. Portanto, fazer uma planta baixa com as medidas do seu ambiente e de seus móveis instalados antes de comprar a mesa é importante para o resultado final”.


Acerte na combinação

A quantidade de objetos decorativos sobre a mesa de centro varia de acordo com o tamanho dela. Se for pequena, Cristina Campos sugere colocar poucos itens. Agora, se ela for maior e o ambiente grande, é possível dispor vasos com flores, velas, livros, esculturas etc. “Tomando cuidado para que não fique tão cheia. E não se preocupe em ter muita simetria entre os objetos. O ideal é fazer grupos de peças e não ocupar toda a superfície. Deixar espaços vazios faz com que todos os itens escolhidos sejam bem visualizados”.


Para a arquiteta, flores frescas e naturais são uma ótima opção para decorar e trazer a natureza para dentro de casa. “Procure não colocar vasos, flores ou plantas muito altas sobre mesas de centro”. Cristina acrescenta que a casa deve ter a personalidade do dono, por isso é importante utilizar peças que tragam com elas um pouco de história. “Tente colocar nesse espaço livros que você gosta de ler e objetos que tenham algum valor sentimental. Esse conjunto vai mostrar um pouco do gosto pessoal dos moradores”.


Mais dicas

A arquiteta Camila Corradi explica que nem todas as pessoas são adeptas de uma decoração mais robusta e que algumas preferem que sejam inseridos poucos e pequenos itens sobre a mesa, seguindo um estilo mais clean.


Nesses casos, a decisão por um móvel mais imponente, que seja belo e atrativo, é a melhor opção. “Quando temos uma mesa com tampo de vidro e base de madeira, o ideal é deixar a área mais vazia para que o acabamento do móvel fique mais visível, ganhando destaque no ambiente”.


A designer de interiores Thatiana Mello diz que outro caminho é criar uma composição com mesas, desde que sejam parecidas. “O melhor é quando as peças são semelhantes no estilo e estrutura, apresentando apenas alturas diferentes. Dessa maneira, conseguimos encaixar uma na outra, alcançando uma evidência bem interessante”.


Logo A Tribuna
Newsletter