Boa mesa: Canjica com aroma junino

Canjica é uma delícia que pode ser consumida quente ou gelada

Por: Fernanda Lopes  -  30/05/21  -  07:42
  Essa versão traz aroma e um sabor delicado de laranja
Essa versão traz aroma e um sabor delicado de laranja   Foto: Reprodução

Adoro todos os quitutes juninos. E canjica é um dos meus preferidos, porque pode ser consumida quente ou geladinha. Eu prefiro quentinha e bastante cremosa. Tem tudo a ver com o inverno. Essa versão traz aroma e um sabor delicado de laranja. Uma delícia. Experimente. Durante o preparo, a casa toda fica perfumada!


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Canjica Aromática


Ingredientes: 1 e 1/3 xícara (chá) de milho branco para canjica; 4,5 litros de água; 2 xícaras (chá) de leite de coco; 1 xícara (chá) de leite; 1 lata de leite condensado; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 2 paus de canela; 6 cravos-da-índia; casca de 1 laranja (só a parte amarela, porque a branca deixa a canjica amarga); canela em pó e gomos de laranja para enfeitar.


Preparo: em uma tigela grande, coloque o milho, cubra com 3 litros de água, tampe e deixe descansar por 8 horas (na geladeira). Escorra a água. Na panela de pressão, junte o milho, o pau de canela, a casca de laranja, os cravos e o açúcar. Cubra com 1,5 litro de água. Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar. Reduza o fogo para o mínimo e cozinhe por 30 minutos ou até o milho ficar macio. Deixe sair toda a pressão antes de abrir a panela. Tire o pau de canela, os cravos e a casca da laranja. Junte os demais ingredientes e mexa. Cozinhe em fogo médio, sem tampar a panela, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cremosa. Sirva em taças ou copinhos e enfeite com um gomo de laranja e um pouco de canela em pó. Rendimento: 12 porções.


Logo A Tribuna
Newsletter