Boa Mesa: aprenda a preparar torta gratinada de carne seca

Torta tem um recheio que reflete os deliciosos sabores do nordeste

Por: Fernanda Lopes  -  22/11/21  -  10:11
Atualizado em 22/11/21 - 13:23
Boa Mesa: aprenda a preparar torta gratinada de carne seca
Boa Mesa: aprenda a preparar torta gratinada de carne seca   Foto: Reprodução

O Nordeste tem sabores deliciosos. Um deles é a mistura de carne-seca desfiada e acebolada na manteiga com queijo coalho. Coloquei esse recheio em uma torta que por cima tem um creme béchamel gratinado. É uma refeição.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Ingredientes massa: 400g de farinha de trigo; 150g de manteiga sem sal gelada; 1/3 de xícara de água gelada; 1 ovo; 1 colher (café) de sal.


Recheio: 1 cebola grande fatiada em meia-lua; 400g de carne-seca dessalgada e cozida; 1 colher (sopa) de manteiga sem sal; 100g de azeitonas verdes picadas; 100 ml de creme de leite de caixinha; 1 colher (sobremesa) de amido de milho; 2 ovos; pimenta e sal a gosto e 200g de queijo coalho em cubinhos.


Cobertura: 1 colher (sopa cheia) de manteiga; 1 colher (sopa cheia) de farinha de trigo; 400 ml de leite; 100g de parmesão ralado e sal a gosto.


Preparo massa: preaqueça o forno a 200ºC. Na batedeira, coloque os ingredientes da massa e bata rapidamente para misturar e formar uma bola que desgrude da mão. Coloque em um saco plástico ou filme e leve à geladeira por meia hora. Enquanto isso, prepare o recheio, tirando a gordura e desfiando a carne-seca. Refogue a cebola na manteiga e junte a carne e as azeitonas. Na sequência, desligue o fogo e adicione o creme de leite com o amido diluído e os ovos, mexendo rapidamente para os ovos não cozinharem. Acerte o sal e a pimenta. Coloque o queijo quando amornar um pouco e misture. Reserve. Cobertura: derreta a manteiga, acrescente a farinha e forme uma pastinha. Junte o leite e mexa com batedor. Mexa em fogo médio até engrossar. Desligue, adicione o queijo e acerte o sal.


Logo A Tribuna